quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Operação contra o tráfico de drogas cumprida mandados

Polícia Civil, a Polícia Militar e o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação.


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPPRJ) e em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Superintendência de Inteligência e Coordenação do Norte e Noroeste, realiza nesta quinta-feira (21/11), em São Francisco de Itabapoana, a operação “Torniquete” para prender 10 integrantes de uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas no município. Além dos mandados de prisão, os agentes cumprem mandados de busca e apreensão nos endereços dos acusados e nas celas da Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro, em Campos, onde cinco dos denunciados já se encontram presos. A ação também conta com o apoio da Polícia Militar.

De acordo com a denúncia, os integrantes da organização criminosa, de forma livre e consciente e em união de esforços entre si, guardaram, para fins de tráfico ilícito de drogas, mais de 8 kg de maconha e 1,1 kg de cocaína, entre outros materiais entorpecentes, tendo sido surpreendidos por agentes da Polícia Militar que recolheram o material. Na data da apreensão, os agentes públicos também apreenderam vasta quantidade de material destinado ao preparo da carga de entorpecentes, bem como um caderno com anotações referentes ao comércio do tráfico de drogas no local. Através do caderno foi possível constatar que os denunciados atuavam conjunta e organizadamente para a prática do crime de tráfico de drogas na região.

As drogas eram semanalmente distribuídas a todos os integrantes do grupo para que fossem alocadas nas respectivas “bocas de fumo”, onde seriam comercializadas. O produto da venda beneficiava toda a associação criminosa, uma vez que os lucros eram repartidos entre eles. Além da prática de tráfico de drogas nas localidades de Bom Jardim, Santa Clara, Estreito, Volta Redonda, Praça João Pessoa, Macuco e Centro, estão entre outros crimes praticados pelos integrantes do grupo a posse ilegal de armas de fogo e uma tentativa de homicídio em razão de disputa pelo tráfico de drogas local.

O mandato foram para dez elementos, sendo que sete já se encontram na prisão e os três suspeitos foram presos hoje na rua da Jaca, na avenida Simão Mansur e no bairro Espiador.

Com isso, as prisões em flagrante serão convertidas em preventivas, o que significa que os suspeitos de integrarem a facção criminosa permanecerão presos por tempo indeterminado.

De acordo com as autoridades, a facção estaria em guerra por controle de pontos de venda de drogas em São Francisco de Itabapoana e estaria envolvida em cinco homicídios acontecidos no mês de setembro.
A prisão preventiva dos denunciados foi concedida pela Vara Única da Comarca de São Francisco de Itabapoana.

Fonte: MPRJ

Nenhum comentário: