Segundo o setor, os agentes já chegaram a apreender, em apenas um dia, 15 animais. “Os agentes fazem apreensão a qualquer hora, seja durante o dia, à noite ou pela madrugada, para evitar acidentes com atropelamento envolvendo animais”, alertou o encarregado do Departamento, Rogélio Alves Bento, que, inclusive é veterano no setor com 20 anos de experiência no ramo.
Após apreendidos, os animais são levados para o Curral Municipal, localizado na Cobiça. Enquanto estão sob a guarda da Sema, recebem alimentação, medicamentos e ficam acautelados por até sete dias. Depois desse tempo, se o proprietário não recolhê-lo, o animal será leiloado. De acordo com levantamento do setor, Santa Clara e Gargaú são os locais onde são apreendidos o maior quantitativo de animais soltos.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, esclareceu que “muitos animais escapam das propriedades ou não possuem um abrigo apropriado e os donos acabam deixando-os soltos. E isso é perigo, pois pode ocorrer algum acidente que, inclusive, pode levar à morte. Por isso, o Departamento de Correição é importante, pois, ao recolher os animais, previne esses tipos de acidentes pelas estradas dentro do município”.
Ela completou: “Para trabalhamos bem, precisamos que o munícipe denuncie. Pedimos às pessoas que, caso encontrem algum animal solto pela rua, entre em contato conosco. Nossa equipe está disponível para atendê-los em qualquer dia e horário da semana para tomar as devidas providências”.
Resgate – Para recolher o animal, o dono deve pegar uma guia no Departamento de Correição. Em seguida, ele irá apresentar este documento ao setor de Arrecadação, na prefeitura e pagar a Guia de Recolhimento (GRED) no valor de R$ 91,10, que equivale a uma Unidade Fiscal de São Francisco de Itabapoana (UFISFI), por cada animal. Com o documento pago, o proprietário deverá apresentá-lo ao setor e, posteriormente, receberá autorização para fazer a retirada.
Quem desejar denunciar, basta entrar em contato pelo telefone (22) 9.9997-5855 (24 horas por dia) ou se dirigir até a sede do Departamento de Correição de Animais, que fica localizada à margem da Rodovia Afonso Celso (RJ-224), ao lado da 147ª Delegacia de Polícia Civil, no Centro.
Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário:
Postar um comentário