quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Defesa Civil de Campos em estágio de atenção

Nível dos rios locais é monitorado; chuvas e cheias em municípios mineiros e fluminenses são acompanhados


O nível do Rio Paraíba do Sul, em Campos, é monitorado (Foto: Silvana Rust/Ilustração)

A Defesa Civil Municipal de Campos está em Estágio de Atenção, em decorrência do aumento da vazão da Usina Hidrelétrica da Ilha dos Pombos, em Além Paraíba-MG, na altura de Carmo-RJ, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, no Sul Fluminense. Na última madrugada, essa vazão, que até então era de 350 metros cúbicos por segundo, subiu para 1.300 metros cúbicos por segundo (aumento de 950 metros cúbicos por segundo).

“Como essa água vai chegar aqui, deve alterar a cota do nível do Paraíba na nossa região, mas nada que traga preocupação. Nesta terça, a previsão é de 50mm de chuva em Campos, com 90% de probabilidade, por isso estamos mobilizando o Grupo de Emergência em Alagamentos, para entrar em ação caso haja necessidade” explica o coordenador da Defesa Civil Municipal, Edison Pessanha.

A Defesa Civil faz o monitoramento à montante (rio acima) do Paraíba, desde o Estado de São Paulo, e também do Muriaé, em Minas Gerais. “No momento, com o atual nível dos dois rios, ainda não existe qualquer alerta para as famílias ribeirinhas”, conclui Edison Pessanha.

Fonte: SupCom

Nenhum comentário: