Novos empreendimentos na cidade e medidas de estímulo ao consumo prometem alavancar as vendas do comércio
(Foto: Carlos Grevi)
Promoções, distribuição de brindes, música ao vivo, extensão do horário de funcionamento e tudo mais que possa chamar a atenção dos consumidores. Essas são algumas estratégias adotadas pelos principais shoppings e centros de compras da cidade para aumentar as vendas no Natal. E, ao que parece, tem dado certo. A expectativa dos lojistas dos shoppings é de que o período seja mais próspero em 2019 do que foi no ano passado. Alguns falam em aumento de até 10% no volume de negócios. Para muitos consumidores, a comodidade oferecida por este modelo de comércio, que concentra vários tipos de loja em um só local, é vantajosa e economiza tempo e, segundo o economista Sandro Figueiredo, o investimento na boa experiência do cliente, uma tendência do mercado atual, contribui para que esses locais mantenham a relevância e alavanquem a economia.
Há alguns anos, chegou a ser cogitada a hipótese de que os shoppings perderiam a sua força e viabilidade em decorrência do fortalecimento do e-commerce (comércio online) no mercado brasileiro. Contudo, não foi bem isso o que ocorreu; pelo contrário. De acordo com o Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce), em 2019, o setor cresceu 7,1%, conforme lembra o economista Sandro Figueredo.
“Percebemos, então, que o e-commerce não está acabando com os empreendimentos físicos, mas exige deles certa inovação. É preciso investir na experiência. A forma de abordar o cliente, de mantê-lo no estabelecimento, de oferecer a ele comodidade, conforto… Essa é a tendência atual do mercado”, explicou Sandro. Para chegar a essa conclusão, ele se vale de dados da pesquisa da PWC de 2018 e da MindMinners sobre os hábitos dos consumidores que mostram que 1/3 dos brasileiros preferem fazer compras em lojas físicas, buscando essa relação de proximidade e confiança com os lojistas.
Em relação ao Natal de 2019, Sandro destaca que alguns fatores influenciam nessa positividade: a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o saque do PIS/PASEP, o pagamento do 13º salário, a maior empregabilidade nesse período e o alavancar da economia nos últimos meses. E especificamente em Campos, a situação também se mostra positiva devido aos novos empreendimentos que aqui chegaram. “A geração de novos postos de trabalho aumenta a confiança do consumidor que volta a comprar porque acredita que a economia está melhor. E está mesmo. Essa grande circulação de pessoas, não somente nos shoppings, considerados ambientes mais seguros, mas também nas ruas é, sim, um indício de que a moeda está rodando na economia”, concluiu o economista.
No entanto, apesar dos números e da expectativa dos comerciantes, não são todos os consumidores que estão dispostos a gastar muito neste Natal. É o caso da acupunturista Viviene Nazareth que tem uma extensa lista de presentes. Além da família, Viviene também comprou um mimo para os clientes e, para fugir da correria da última hora, ela decidiu dar uma passada no shopping no último dia 17.
Mas sem intenção de gastar muito. “Este ano também vai ser o Natal das lembrancinhas”, comentou.
Em relação à preferência pelos shoppings ao invés do varejo das ruas, a professora Geisa Barcelos destaca a praticidade. “Na correria que a gente vive, principalmente nesta época do ano, eu preferi vir a um local que reúne vários tipos de lojas. É mais prático e rápido”, disse a consumidora.
CDL está otimista
Existe um otimismo dos comerciantes este ano em relação às vendas de fim de ano, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Orlando Portugal. Ele destaca que, apesar da crise na administração pública municipal, com atrasos de pagamentos de prestadores de serviço e possibilidade de parcelamento do 13º salário do funcionalismo, os empresários investiram e esperam um Natal melhor do que o registrado em 2019.
Também de acordo com o presidente da CDL, o crescimento em setores que vendem produtos com preços mais elevados, como eletrodomésticos, pode chegar a 5%. Já vendas de itens de menor valor, como vestuário, podem ter crescimento de até 10%.
“A Prefeitura é a principal empregadora da cidade e essa insegurança em relação ao 13o salário atrapalhou um pouco. Mas, ainda assim, os comerciantes estão otimistas”, disse Portugal.
CAMPOS SHOPPING
Mais antigo da cidade, o Campos Shopping, bem na área central, comemorou 32 anos em outubro. De acordo com o síndico David Pontes, o movimento tem aumentado e o shopping chega a receber até 20 mil pessoas por dia. O local abriga 128 lojas e gera cerca de 400 empregos diretos. Uma das apostas dos lojistas neste período é a promoção que dá direito a um cupom a cada R$ 50 em compras. Os consumidores concorrem a prêmios como bicicletas elétricas, TV 4k de 55 polegadas, entre outros.
“O comércio do Centro não tem o costume de abrir aos domingos, mas funcionaremos no dia 22. Também estenderemos o horário de funcionamento e passamos a fechar às 22h todos os dias. Tudo para dar mais comodidade aos consumidores”, comentou David.
(Foto: Divulgação)
BOULEVARD SHOPPING
Inaugurado em abril de 2011, o Boulevard Shopping é o maior da cidade, com 160 lojas. A administração também investiu em brindes e sorteios para chamar a atenção dos consumidores. Segundo a administração do empreendimento, este ano foram entregues nove mil panetones de brindes para os clientes, além do sorteio de um carro Caoa Chery 0km.
“Nos preparamos para entregar um Natal ainda mais especial para todos os nossos clientes. A decoração escolhida foi Natal na Selva, que trouxe um brinquedo interativo e gratuito. A escolha do prêmio e deco ração foi recebida pelos lojistas e clientes com muita satisfação e estamos animados com os resultados. O shopping preparou um horário especial de atendimento para o período festivo”, disse a administração, em nota.
De 21 a 23 de dezembro, o shopping estender o horário de funcionamento até meia-noite. Já na véspera de Natal, o local funciona das 10h às 18h.
CENTRO DE COMPRAS DA PELINCA
As lojas também estão com promoção. A cada R$ 100 em compras, os consumidores ganham um cupom para concorrerem a três vales-compras no valor de R$ 1.000 cada. Também tem a presença de Papai Noel das 18h às 21h, inclusive neste domingo, dia 22.
NINHO DAS ÁGUIAS
O síndico do Ninho das Águias, Gerson de Souza Gomes, também está com boas expectativas para o período. Segundo ele, os comerciantes do local já sentem uma melhora nas vendas em relação ao ano passado. Para Gerson, a conjuntura só não é melhor por conta dos atrasos dos pagamentos dos funcionários da Prefeitura de Campos que prestam serviço em regime de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), além da possibilidade de não haver 13º salário dos servidores da ativa ainda em 2019. Até o fechamento desta matéria, o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) ainda não havia julgado o recurso interposto pela Prefeitura na tentativa de anular a decisão do juiz da 5a Vara Cível de Campos, Heitor Campinho, que determinou o pagamento do 13o até o dia 20 de dezembro.
TURFECENTRO
Desde que o cinema que funcionava ali foi extinto, em 2007, o movimento no Turfecentro foi diminuindo até se tornar, hoje, uma espécie de área de prestação de serviços. Nas 50 salas onde estavam os estabelecimentos comerciais no passado, hoje estão escritórios de empresas, imobiliárias e apenas dois salões de beleza. É por esse motivo que, segundo a empresária e filha do administrador do antigo shopping, Carolina da Silveira, o local não investe mais no Natal. “Embora o potencial seja grande devido à localização, razões diversas fizeram do Turfecentro um espaço mais empresarial e menos comercial, de fato”, afirmou.
PARQUECENTRO
Aproximadamente 3 mil pessoas circulam pelo Parquecentro Shopping todos os dias e esse número aumenta exponencialmente no período do Natal. Por estar localizado no coração da Pelinca e ter suas 96 lojas ocupadas por marcas queridas pela população de Campos, as vendas costumam ser positivas, mas, em 2019, os comerciantes notaram uma melhoria mais significativa em relação aos anos anteriores: na semana que antecede o Natal, o faturamento aumentou cerca de 6%, segundo o síndico Gerardo Cabral e a coordenadora administrativa, Renata Henriques Buexm.
Mas, ainda que o movimento seja orgânico, o shopping também investe em promoções nesta época do ano para alavancar as vendas. Em 2019, estão sendo sorteados dois vale-compras no valor de R$ 500 cada e, a cada sábado até o dia 4 de janeiro, será sorteado um carro Fiat Moby Like 0km. A decoração também é um investimento. Este ano, foram colocadas luzes rítmicas na fachada que acendem todos os finais de semana nos horários das 19h às 20h.
Apresentações musicais também compõem a programação natalina. Toda sexta-feira há música ao vivo no shopping, mas neste período o número de shows aumentou, além dos dias em que eles ocorrem. Haverá DJ e apresentação de violinista nas vésperas do Natal.
O Papai Noel também visita o ParqueCentro e tira fotos com as crianças todos os dias antes do Natal das 19h às 21h. E o horário de funcionamento também foi ampliado: os clientes podem fazer suas compras até às 22h nessa semana pré-natalina.
AVENIDA 28
Um grande shopping voltado para um público de mais alto poder aquisitivo. Esse é o Avenida 28 que tem 144 lojas por onde circulam cerca de 180 mil pessoas por mês. Há poucos meses administrado por uma empresa especializada em centros comerciais de cidades do interior, a Metromalls, o shopping tem, talvez, a melhor localização na cidade de Campos: no meio da principal avenida, a 28 de Março, que dá nome ao local. É também por essa razão que o shopping possui grande relevância para a economia do município e, nesse período de Natal, mais ainda.
Para atrair ainda mais pessoas e motivar as vendas, a Metromalls seguiu a tradição e ampliou o horário de funcionamento, investiu na decoração, na presença do Papai Noel e em promoções. Nesse período, por exemplo, há show com o cantor Dom Américo toda quinta-feira, a partir das 19h, na praça de alimentação, além de outras apresentações musicais, teatrais e de dança.
Mas, segundo o CEO Founder da Metromalls, Talles Barreto, um outro tipo de investimento que traz bons resultados independente da época do ano é o que é feito nas redes sociais. “Investimos bastante nas nossas páginas na internet para que as pessoas recebam nosso conteúdo diariamente e saibam que podem encontrar o que precisam no shopping”, disse.
PELINCA SQUARE CENTER
O Natal 2019 tem sido positivo para o Pelinca Square Center. O shopping, que sempre investe na decoração e em campanhas com sorteio de prêmios, também ampliou o horário de funcionamento nos três dias que antecedem o Natal e investiu em programações culturais e na presença do Papai Noel para fotos com as crianças. Em relação à promoção, o número de participantes já superou o do ano anterior. Em 2019, a cada R$ 120 em compras, os clientes concorrem a duas bicicletas elétricas, uma prancha de stand up e dois patinetes elétricos.
De acordo com a proprietária de uma loja do ramo de vestuário infantil e Presidente da Associação de Lojistas do Pelinca Square Center, Fernanda Dias Gloria de Macedo, nos últimos três anos o perfil de compras vem mudando, ainda que possa ser observada uma melhora na economia este ano. “Pude perceber que o consumidor continua desejando manter o hábito das compras de seus presentes de Natal, mas se adequando à realidade. As pessoas estão mais conscientes, procurando presentes com valores mais acessíveis e que sejam aproveitados por mais tempo. Há maior consciência financeira”, afirmou.
VIPS CENTER
Com mais de 30 anos de funcionamento e 38 lojas de diversos segmentos, o Vips Center também organiza ações para atrair clientes neste período natalino. Em 2019, além do sorteio de seis vale-compras no valor de R$ 500 e da tradicional visita do Papai Noel, a associação dos lojistas também colocou música ao vivo neste fim de semana que antecedeu o Natal. O objetivo foi tornar o ambiente mais atrativo, mas, segundo a presidente dessa associação e lojista, Maria Cristina Azevedo dos Santos, apesar de o número de vendas ter aumentado em relação ao ano anterior, não se compara aos gloriosos natais do passado.
“Se pensarmos em dez anos atrás, por exemplo, as pessoas compravam muito mais e presentes bem mais pomposos. É certo que o cenário para o comércio melhorou um pouco este ano, mas ainda não podemos dizer que está excelente. Principalmente devido a essa crise na Prefeitura de Campos. Se os servidores não recebem o 13º, eles não compram ou compram bem menos. Mas temos consciência também de que essa é uma questão nacional.
Podemos dizer, então, que estamos caminhando para uma melhora que ainda não é tão evidente”, declarou.
(Foto: Silvana Rust)
GUARUS PLAZA SHOPPING
Já o mais recente shopping de Campos, o Guarus Plaza, vive seu primeiro Natal. Segundo o empresário Joilson Barcelos, proprietário do empreendimento, são muitas as expectativas de vendas. Uma programação especial foi montada especialmente para os consumidores nessas últimas semanas do ano. “Tivemos a chegada de Papai Noel e o show do cantor Daniel, que marcaram a abertura da programação de Natal. Tudo foi carinhosamente pensado para os nossos clientes. Nossa intenção é oferecer o melhor para aqueles que estão visitando as lojas do Guarus Plaza Shopping”, afirmou o empresário.
Joilson disse, ainda, que 65% do empreendimento estão com negociações fechadas e há previsão de 100% das lojas alugadas até o final do primeiro semestre de 2020. “Nossa expectativa é de fluxo estimado em 200 mil pessoas por mês e estamos gerando 320 empregos”, informou o empresário. Ele adiantou que a expansão do Guarus Plaza Shopping será ainda em 2020, quando estarão em funcionamento mais 30 lojas, sendo duas âncoras.
(Foto: Carlos Grevi)
Promoções, distribuição de brindes, música ao vivo, extensão do horário de funcionamento e tudo mais que possa chamar a atenção dos consumidores. Essas são algumas estratégias adotadas pelos principais shoppings e centros de compras da cidade para aumentar as vendas no Natal. E, ao que parece, tem dado certo. A expectativa dos lojistas dos shoppings é de que o período seja mais próspero em 2019 do que foi no ano passado. Alguns falam em aumento de até 10% no volume de negócios. Para muitos consumidores, a comodidade oferecida por este modelo de comércio, que concentra vários tipos de loja em um só local, é vantajosa e economiza tempo e, segundo o economista Sandro Figueiredo, o investimento na boa experiência do cliente, uma tendência do mercado atual, contribui para que esses locais mantenham a relevância e alavanquem a economia.
Há alguns anos, chegou a ser cogitada a hipótese de que os shoppings perderiam a sua força e viabilidade em decorrência do fortalecimento do e-commerce (comércio online) no mercado brasileiro. Contudo, não foi bem isso o que ocorreu; pelo contrário. De acordo com o Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce), em 2019, o setor cresceu 7,1%, conforme lembra o economista Sandro Figueredo.
“Percebemos, então, que o e-commerce não está acabando com os empreendimentos físicos, mas exige deles certa inovação. É preciso investir na experiência. A forma de abordar o cliente, de mantê-lo no estabelecimento, de oferecer a ele comodidade, conforto… Essa é a tendência atual do mercado”, explicou Sandro. Para chegar a essa conclusão, ele se vale de dados da pesquisa da PWC de 2018 e da MindMinners sobre os hábitos dos consumidores que mostram que 1/3 dos brasileiros preferem fazer compras em lojas físicas, buscando essa relação de proximidade e confiança com os lojistas.
Em relação ao Natal de 2019, Sandro destaca que alguns fatores influenciam nessa positividade: a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o saque do PIS/PASEP, o pagamento do 13º salário, a maior empregabilidade nesse período e o alavancar da economia nos últimos meses. E especificamente em Campos, a situação também se mostra positiva devido aos novos empreendimentos que aqui chegaram. “A geração de novos postos de trabalho aumenta a confiança do consumidor que volta a comprar porque acredita que a economia está melhor. E está mesmo. Essa grande circulação de pessoas, não somente nos shoppings, considerados ambientes mais seguros, mas também nas ruas é, sim, um indício de que a moeda está rodando na economia”, concluiu o economista.
No entanto, apesar dos números e da expectativa dos comerciantes, não são todos os consumidores que estão dispostos a gastar muito neste Natal. É o caso da acupunturista Viviene Nazareth que tem uma extensa lista de presentes. Além da família, Viviene também comprou um mimo para os clientes e, para fugir da correria da última hora, ela decidiu dar uma passada no shopping no último dia 17.
Mas sem intenção de gastar muito. “Este ano também vai ser o Natal das lembrancinhas”, comentou.
Em relação à preferência pelos shoppings ao invés do varejo das ruas, a professora Geisa Barcelos destaca a praticidade. “Na correria que a gente vive, principalmente nesta época do ano, eu preferi vir a um local que reúne vários tipos de lojas. É mais prático e rápido”, disse a consumidora.
CDL está otimista
Existe um otimismo dos comerciantes este ano em relação às vendas de fim de ano, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Orlando Portugal. Ele destaca que, apesar da crise na administração pública municipal, com atrasos de pagamentos de prestadores de serviço e possibilidade de parcelamento do 13º salário do funcionalismo, os empresários investiram e esperam um Natal melhor do que o registrado em 2019.
Também de acordo com o presidente da CDL, o crescimento em setores que vendem produtos com preços mais elevados, como eletrodomésticos, pode chegar a 5%. Já vendas de itens de menor valor, como vestuário, podem ter crescimento de até 10%.
“A Prefeitura é a principal empregadora da cidade e essa insegurança em relação ao 13o salário atrapalhou um pouco. Mas, ainda assim, os comerciantes estão otimistas”, disse Portugal.
CAMPOS SHOPPING
Mais antigo da cidade, o Campos Shopping, bem na área central, comemorou 32 anos em outubro. De acordo com o síndico David Pontes, o movimento tem aumentado e o shopping chega a receber até 20 mil pessoas por dia. O local abriga 128 lojas e gera cerca de 400 empregos diretos. Uma das apostas dos lojistas neste período é a promoção que dá direito a um cupom a cada R$ 50 em compras. Os consumidores concorrem a prêmios como bicicletas elétricas, TV 4k de 55 polegadas, entre outros.
“O comércio do Centro não tem o costume de abrir aos domingos, mas funcionaremos no dia 22. Também estenderemos o horário de funcionamento e passamos a fechar às 22h todos os dias. Tudo para dar mais comodidade aos consumidores”, comentou David.
(Foto: Divulgação)
BOULEVARD SHOPPING
Inaugurado em abril de 2011, o Boulevard Shopping é o maior da cidade, com 160 lojas. A administração também investiu em brindes e sorteios para chamar a atenção dos consumidores. Segundo a administração do empreendimento, este ano foram entregues nove mil panetones de brindes para os clientes, além do sorteio de um carro Caoa Chery 0km.
“Nos preparamos para entregar um Natal ainda mais especial para todos os nossos clientes. A decoração escolhida foi Natal na Selva, que trouxe um brinquedo interativo e gratuito. A escolha do prêmio e deco ração foi recebida pelos lojistas e clientes com muita satisfação e estamos animados com os resultados. O shopping preparou um horário especial de atendimento para o período festivo”, disse a administração, em nota.
De 21 a 23 de dezembro, o shopping estender o horário de funcionamento até meia-noite. Já na véspera de Natal, o local funciona das 10h às 18h.
CENTRO DE COMPRAS DA PELINCA
As lojas também estão com promoção. A cada R$ 100 em compras, os consumidores ganham um cupom para concorrerem a três vales-compras no valor de R$ 1.000 cada. Também tem a presença de Papai Noel das 18h às 21h, inclusive neste domingo, dia 22.
NINHO DAS ÁGUIAS
O síndico do Ninho das Águias, Gerson de Souza Gomes, também está com boas expectativas para o período. Segundo ele, os comerciantes do local já sentem uma melhora nas vendas em relação ao ano passado. Para Gerson, a conjuntura só não é melhor por conta dos atrasos dos pagamentos dos funcionários da Prefeitura de Campos que prestam serviço em regime de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), além da possibilidade de não haver 13º salário dos servidores da ativa ainda em 2019. Até o fechamento desta matéria, o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) ainda não havia julgado o recurso interposto pela Prefeitura na tentativa de anular a decisão do juiz da 5a Vara Cível de Campos, Heitor Campinho, que determinou o pagamento do 13o até o dia 20 de dezembro.
TURFECENTRO
Desde que o cinema que funcionava ali foi extinto, em 2007, o movimento no Turfecentro foi diminuindo até se tornar, hoje, uma espécie de área de prestação de serviços. Nas 50 salas onde estavam os estabelecimentos comerciais no passado, hoje estão escritórios de empresas, imobiliárias e apenas dois salões de beleza. É por esse motivo que, segundo a empresária e filha do administrador do antigo shopping, Carolina da Silveira, o local não investe mais no Natal. “Embora o potencial seja grande devido à localização, razões diversas fizeram do Turfecentro um espaço mais empresarial e menos comercial, de fato”, afirmou.
PARQUECENTRO
Aproximadamente 3 mil pessoas circulam pelo Parquecentro Shopping todos os dias e esse número aumenta exponencialmente no período do Natal. Por estar localizado no coração da Pelinca e ter suas 96 lojas ocupadas por marcas queridas pela população de Campos, as vendas costumam ser positivas, mas, em 2019, os comerciantes notaram uma melhoria mais significativa em relação aos anos anteriores: na semana que antecede o Natal, o faturamento aumentou cerca de 6%, segundo o síndico Gerardo Cabral e a coordenadora administrativa, Renata Henriques Buexm.
Mas, ainda que o movimento seja orgânico, o shopping também investe em promoções nesta época do ano para alavancar as vendas. Em 2019, estão sendo sorteados dois vale-compras no valor de R$ 500 cada e, a cada sábado até o dia 4 de janeiro, será sorteado um carro Fiat Moby Like 0km. A decoração também é um investimento. Este ano, foram colocadas luzes rítmicas na fachada que acendem todos os finais de semana nos horários das 19h às 20h.
Apresentações musicais também compõem a programação natalina. Toda sexta-feira há música ao vivo no shopping, mas neste período o número de shows aumentou, além dos dias em que eles ocorrem. Haverá DJ e apresentação de violinista nas vésperas do Natal.
O Papai Noel também visita o ParqueCentro e tira fotos com as crianças todos os dias antes do Natal das 19h às 21h. E o horário de funcionamento também foi ampliado: os clientes podem fazer suas compras até às 22h nessa semana pré-natalina.
AVENIDA 28
Um grande shopping voltado para um público de mais alto poder aquisitivo. Esse é o Avenida 28 que tem 144 lojas por onde circulam cerca de 180 mil pessoas por mês. Há poucos meses administrado por uma empresa especializada em centros comerciais de cidades do interior, a Metromalls, o shopping tem, talvez, a melhor localização na cidade de Campos: no meio da principal avenida, a 28 de Março, que dá nome ao local. É também por essa razão que o shopping possui grande relevância para a economia do município e, nesse período de Natal, mais ainda.
Para atrair ainda mais pessoas e motivar as vendas, a Metromalls seguiu a tradição e ampliou o horário de funcionamento, investiu na decoração, na presença do Papai Noel e em promoções. Nesse período, por exemplo, há show com o cantor Dom Américo toda quinta-feira, a partir das 19h, na praça de alimentação, além de outras apresentações musicais, teatrais e de dança.
Mas, segundo o CEO Founder da Metromalls, Talles Barreto, um outro tipo de investimento que traz bons resultados independente da época do ano é o que é feito nas redes sociais. “Investimos bastante nas nossas páginas na internet para que as pessoas recebam nosso conteúdo diariamente e saibam que podem encontrar o que precisam no shopping”, disse.
PELINCA SQUARE CENTER
O Natal 2019 tem sido positivo para o Pelinca Square Center. O shopping, que sempre investe na decoração e em campanhas com sorteio de prêmios, também ampliou o horário de funcionamento nos três dias que antecedem o Natal e investiu em programações culturais e na presença do Papai Noel para fotos com as crianças. Em relação à promoção, o número de participantes já superou o do ano anterior. Em 2019, a cada R$ 120 em compras, os clientes concorrem a duas bicicletas elétricas, uma prancha de stand up e dois patinetes elétricos.
De acordo com a proprietária de uma loja do ramo de vestuário infantil e Presidente da Associação de Lojistas do Pelinca Square Center, Fernanda Dias Gloria de Macedo, nos últimos três anos o perfil de compras vem mudando, ainda que possa ser observada uma melhora na economia este ano. “Pude perceber que o consumidor continua desejando manter o hábito das compras de seus presentes de Natal, mas se adequando à realidade. As pessoas estão mais conscientes, procurando presentes com valores mais acessíveis e que sejam aproveitados por mais tempo. Há maior consciência financeira”, afirmou.
VIPS CENTER
Com mais de 30 anos de funcionamento e 38 lojas de diversos segmentos, o Vips Center também organiza ações para atrair clientes neste período natalino. Em 2019, além do sorteio de seis vale-compras no valor de R$ 500 e da tradicional visita do Papai Noel, a associação dos lojistas também colocou música ao vivo neste fim de semana que antecedeu o Natal. O objetivo foi tornar o ambiente mais atrativo, mas, segundo a presidente dessa associação e lojista, Maria Cristina Azevedo dos Santos, apesar de o número de vendas ter aumentado em relação ao ano anterior, não se compara aos gloriosos natais do passado.
“Se pensarmos em dez anos atrás, por exemplo, as pessoas compravam muito mais e presentes bem mais pomposos. É certo que o cenário para o comércio melhorou um pouco este ano, mas ainda não podemos dizer que está excelente. Principalmente devido a essa crise na Prefeitura de Campos. Se os servidores não recebem o 13º, eles não compram ou compram bem menos. Mas temos consciência também de que essa é uma questão nacional.
Podemos dizer, então, que estamos caminhando para uma melhora que ainda não é tão evidente”, declarou.
(Foto: Silvana Rust)
GUARUS PLAZA SHOPPING
Já o mais recente shopping de Campos, o Guarus Plaza, vive seu primeiro Natal. Segundo o empresário Joilson Barcelos, proprietário do empreendimento, são muitas as expectativas de vendas. Uma programação especial foi montada especialmente para os consumidores nessas últimas semanas do ano. “Tivemos a chegada de Papai Noel e o show do cantor Daniel, que marcaram a abertura da programação de Natal. Tudo foi carinhosamente pensado para os nossos clientes. Nossa intenção é oferecer o melhor para aqueles que estão visitando as lojas do Guarus Plaza Shopping”, afirmou o empresário.
Joilson disse, ainda, que 65% do empreendimento estão com negociações fechadas e há previsão de 100% das lojas alugadas até o final do primeiro semestre de 2020. “Nossa expectativa é de fluxo estimado em 200 mil pessoas por mês e estamos gerando 320 empregos”, informou o empresário. Ele adiantou que a expansão do Guarus Plaza Shopping será ainda em 2020, quando estarão em funcionamento mais 30 lojas, sendo duas âncoras.
Fonte:Terceira Via
Nenhum comentário:
Postar um comentário