sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Operação da Sema e Estação Ecológica Estadual apreende mais de 20 pássaros em SFI

Através de uma ação conjunta entre a equipe do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) e membros da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), 24 pássaros foram apreendidos na tarde desta quinta-feira (26), na localidade de Batelão de Barra.

A apreensão ocorreu graças a uma denúncia anônima recebida pelo Canal Verde (22-9.8161-6713). Ao chegar ao local, o infrator não reagiu e entregou as 24 gaiolas e dois alçapões, que estavam em sua casa. Ele informou aos agentes que gostava de criar as aves, mas não tinha o interesse de vendê-las.


Depois de passar pela triagem, dentre as aves apreendidas foram identificados canários da terra, galinho da campina, coleiros, pichanchão, bigodinhos, tizius e melro. A equipe da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba realizou a soltura de todas as aves em seus habitats naturais.

“Vale lembrar que caçar e tirar animais de seu habitat natural configura crime ambiental, conforme artigo 29 da lei 9605/98. Quem deseja possuir esses tipos de aves deve buscar em locais legalizados. Lá será também emitido um cadastro no Ibama, permitindo a aquisição dos animais”, explicou o analista ambiental da Sema Douglas Ferreira.

Ascom SFI



Nenhum comentário: