sábado, 4 de janeiro de 2020

Prefeitura de SFI diz que Lagoa Doce está liberada para banho


Milhares de peixes mortos encontrados na praia no Réveillon foram removidos; Inea esteve no local

Remoção de peixes mortos em Lagoa Doce nesta sexta (3) – Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana informou nesta sexta-feira (3) que peixes mortos encontrados na praia de Lagoa Doce esta semana foram removidos. Antes, houve vistoria de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). De acordo com a secretária Luciana Landim Sofiatti, ainda não foi confirmado oficialmente pelo órgão o que teria causado a morte dos peixes. Ela afirmou que a praia está em condições para banho, embora a última avaliação do Inea sobre balneabilidade tenha ocorrido no início de dezembro.

Milhares de peixes mortos foram encontrados no primeiro dia do ano por pessoas que passaram o feriado em Lagoa Doce. O Jornal Terceira Via deu em primeira mão a notícia. Turistas e frequentadores da praia que fica próxima ao distrito de Barra do Itabapoana e ao Rio Itabapoana na divisa com o Espírito Santo, se queixaram das condições do local. Os peixes espalhados pela areia incomodaram. Esta foi a segunda vez em duas semanas que peixes mortos foram encontrados ao longo da praia.


Milhares de peixes foram encontrados ao longo da costa de SFI (Foto JTV)

A assessoria de comunicação do Inea informou na quinta-feira (2) que técnicos iriam à São Francisco de Itabapoana nesta sexta-feira (3). Porém, segundo a secretária Luciana Landim, eles se anteciparam e foram no fim da tarde de ontem.

“Eles conversaram com pescadores locais. Os técnicos teriam dito que o Inea não costuma examinar amostras de peixes. Eles acreditam que a causa mais provável para a morte dos animais seria a elevação do Rio Itabapoana que, ao desaguar no mar, provoca uma espécie de sufocamento. Isto acontece quando peixes de água doce entram em contato com água salgada. A praia está limpa e liberada para banho”, afirmou.

A reportagem entrou em contato com Inea nesta sexta-feira (3) e questionou a respeito da inspeção em Lagoa Doce e se há prazo para divulgação de análise ou parecer do órgão ambiental sobre o que aconteceu na praia. A balneabilidade das praias do Norte Fluminense também foi questionada. No site so Inea, a última avaliação de condições das praias para banho foi realizada no início de dezembro.

Em nota, a assessoria do Inea informou que “na quinta-feira (2), técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, vistoriaram a Praia da Lagoa Doce, em São Francisco do Itapaboana. A equipe constatou que os peixes mortos encontrados na areia são de água doce e morreram quando entraram em área salina”.
Fonte:Terceira Via/Show Francisco

Nenhum comentário: