sábado, 14 de março de 2020

Coronavírus: Governador antecipa para a próxima segunda férias escolares de julho

Atendimento em todas as repartições públicas do estado também será reduzido


Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (Foto: Carlos Grevi/Arquivo)

O governador Wilson Witzel e o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes Neto, decidiram nesta sexta-feira (13) antecipar o recesso escolar do meio do ano (férias), para começar a partir de segunda-feira (16). A medida de suspender as aulas em escolas públicas de todo o estado do Rio de Janeiro se deve ao avanço do coronavírus no país. A decisão vale para as escolas particulares e universidades, além de outros espaços públicos que concentram grande número de pessoas. Serão 15 dias, em princípio, sem aulas. O governo estadual se reuniu para discutir e colocar em prática ações que minimizem o efeito da doença Covid-19, já confirmada na capital e em outras cidades do interior.

O Governo do Estado criou um Gabinete de Crise para enfrentamento do novo coronavírus no Rio de Janeiro. O decreto do governador Wilson Witzel está publicado no Diário Oficial desta sexta-feira. O governo mantém desde quinta-feira (12) reuniões com autoridades, representantes de instituições e equipes técnicas para avaliação da situação e das medidas necessária As orientações dos cuidados para prevenção e atendimento de saúde estão sendo permanentemente informados pela Secretária de Estado de Saúde com transparência para a população.

No fim da tarde desta sexta-feira, o governador Witzel divulgou um vídeo em suas redes sociais contendo informações sobre as medidas tomadas para conter o avanço do coronavírus em todo o estado do Rio de Janeiro. A presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Norte e Noroeste Fluminense, Rosana Juncá, esteve reunida com o governador, o secretário de Educação e outras autoridades da área na capital durante o dia. Ela confirmou que as escolas particulares foram orientadas a seguirem o mesmo procedimento em relação às instituições públicas de ensino. Em Campos, há mais de 500 unidades de ensino entre públicas e privadas. São cerca de 30 mil estudantes na rede particular. Na rede municipal, estão matriculados 53 mil alunos.

Nota da Prefeitura de Campos

A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Campos comunicou que partir da próxima segunda-feira (16) as aulas nas unidades da rede municipal estão suspensas por 15 dias. A medida antecipa o recesso escolar do meio do ano e ocorre como forma de prevenção ao Coronavírus. Após este prazo, a possibilidade de retorno será avaliada, junto às autoridades de saúde. A Prefeitura acompanha a decisão do Governo do Estado do Rio de Janeiro de enfrentamento à pandemia. As secretarias das 237 unidades escolares atuarão de forma parcial, já a sede da Smece funciona normalmente, entretanto, o atendimento ao público será restrito. A rede municipal conta com cerca de 53 mil estudantes e atende da creche ao Ensino Fundamental II.

Vídeo do governador Wilson Witzel
VEJA VÍDEO:
Vídeo com depoimento do secretário Pedro Fernandes Neto
VEJA VÍDEO
Fonte:Terceira Via

Nenhum comentário: