Falta médico, leitos e organização por falta da Fundação Municipal de Saúde.
A saúde no município de Campos esta a perigo na maior unidade hospitalar referência da região, o Hospital Ferreira Machado.
O site Ururau recebeu diversas denúncias que relatam, que nesse domingo (15/03), nove leitos do Centro de Tratamento Intensivo - CTI - estão fechados devido a falta de médicos e com 21 pacientes na unidade precisando de atendimentos.
Segundo a denúncia, durante a semana existem quatro plantonistas na CTI e o fim de semana se torna o caos, pois só ficaria um profissional.
"No sábado seriam três e no domingo apenas um, pois os demais não comparecem por terem desistido de trabalhar em regime de pagamento autônomo e por falta de pagamento”.
Desta forma, durante a semana os profissionais estariam se subdividindo para atender os pacientes.
O caos também atingiria o setor de profissionais de enfermagem, eles são remanejados para fora do CTI para fazer o atendimento na parte debaixo do pronto socorro.
A denúncia acrescenta que os “profissionais - enfermeiros e técnicos - estão utilizando apenas uma máscara cirúrgica por 24h.
O protocolo aconselha que seja uma a cada 4 horas, segundo o protocolo do Ministério da Saúde. Isto poria em risco a saúde de quem recebe os pacientes no HFM. Pra diminuir os riscos as equipes estão fazendo vaquinha pra comprar os insumos básicos como máscaras e luvas.
Esquema de ponto eletrônico
Recebemos também a denúncia que diversos profissionais batem o ponto e vão embora. Não haveria uma fiscalização rigorosa por parte da FMS.
Essa prática atinge principalmente os médicos e outros segmentos no plantão da noite. A denúncia é grave e expõem a fratura na relação do corpo médico da unidade, para médicos e seus gestores.
A consequência final é um atendimento precário ao cidadão que paga altos impostos e merece respeito. O Ururau irá encaminhar pedidos de respostas à FMS, sindicatos das categorias envolvidas, Secretaria de Saúde e ao Conselho Municipal de Saúde.
Corona Vírus
Profissionais relatam também que até o momento ninguém recebeu orientação sobre qualquer situação relacionada ao Corona Vírus.
O site Ururau aguarda um posicionamento da Prefeitura
Atualizada 18h10
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que não procede à informação de que não existe médicos no Hospital Ferreira Machado (HFM) no plantão deste domingo (15). Sobre a questão de máscaras, devem ter uso restrito a casos de necessidade
Fonte: Ururau


Nenhum comentário:
Postar um comentário