
Por Wanderson Amorim
A importância das pesquisas eleitorais vem crescendo entre os brasileiros, especialmente desde a introdução do sistema de dois turnos nas eleições de prefeitos, governadores e do presidente da República.
Ao mesmo tempo em que se intensifica a polêmica sobre a influência das pesquisas nos resultados das votações, aumenta a confiança do eleitorado nas informações divulgadas pelos instituto de pesquisas.
Para o diretor do Grupo Folha do Caparaó, Elias Carvalho, esse crescimento se deve à elevação do nível de qualidade do trabalho desenvolvido pelos institutos.“Diferentemente do que ocorre com outros tipos de pesquisas de opinião pública, no caso das pesquisas eleitorais, o resultado da votação serve de parâmetro para aferir a qualidade das pesquisas, tornando portanto muito arriscada a manipulação de dados em favor de um determinado candidato. As pesquisas eleitorais são um meio útil à tomada de decisões por parte de eleitores e candidatos”, disse Elias Carvalho.
Neste ano eleitoral, como ocorreu em eleições anteriores, com pesquisas com mais de 90% de acertos, o AQUINOTICIAS.COM estará, em parceria com o Instituto Solução, visitando novamente as cidades para saber o que pensa o eleitor.
“Hoje não mais se concebe uma campanha feita às cegas, baseada apenas na sempre discutível “experiência”, na intuição e na improvisação. Hoje não mais se concebe uma campanha que não possua um conhecimento preciso das opiniões e sentimentos dos eleitores, e do acompanhamento das flutuações daquelas opiniões. Por isso as pesquisas eleitorais são muito importantes”, ressalta Carvalho.
O coordenador do Instituto Solução, Jonas Norbiato, explica que o eleitor, nos últimos anos, presenciou uma verdadeira revolução na maneira de se fazer uma campanha eleitoral. Não foram apenas as novas tendências políticas do século 21, mas as transformações tecnológicas encabeçaram a nova maneira de ação. A tecnologia disponibiliza para os candidatos meios de divulgação que eram
impensáveis há 30 anos.
“Computador, internet e telefonia móvel, apenas para citar alguns desses recursos, foram criados e aperfeiçoados sucessivamente nesse período. Para acompanhar o avanço técnico, a pesquisa política foi forçada a se adaptar. O Instituto Solução utiliza a metodologia quantitativa para realizar suas pesquisas de opinião pública. Para a sua elaboração é efetuado um levantamento por amostragem considerando sexo e idade, informações que são retiradas do TRE e IBGE. O universo das pesquisas é composto por entrevistados com 16 anos ou mais”, explica Norbiato.
Fonte:Aqui Notícia


Nenhum comentário:
Postar um comentário