sexta-feira, 6 de março de 2020

Rio Paraíba começa a dar sinais de que seu nível irá baixar nas próximas horas

O prefeito Rafael Diniz esteve reunido com o GEA para debater estratégias de ações e minimizar os impactos provocados pelas chuvas em Campos

POR BERNARDO RUST (ESTAGIÁRIO)

O Rio Paraíba do Sul, que corta o município de Campos, deu sinais de que seu nível irá baixar nas próximas horas. A cota chegou a aproximadamente 9,95 metros durante a noite desta quinta-feira (5º) e, já na manhã desta sexta-feira (6º), a cota estava em 9,92 metros de profundidade.

De acordo com o Major Edison Pessanha, coordenador da Defesa Civil do Município, o órgão não pode confirmar se de fato o nível continuará baixando no restante do dia, já que ainda não há informações sobre a vazão da represa da Ilha dos Pombos, no município de Carmo. Além da represa, o major está fazendo um levantamento dos rios afluentes do Paraíba e a possibilidade deles influenciarem na cota do rio em Campos.

Na quarta-feira (4), equipes da Defesa Civil vistoriaram vários diques no município (em frente ao Solar dos Ayrizes, em Três Vendas e na RJ-194). Na terça (3), o prefeito Rafael Diniz esteve reunido com o Grupo de Emergências em Alagamentos (GEA) para debater estratégias de ações e minimizar os impactos provocados pelas chuvas que atingem a região Sudeste do País e que acabam refletindo no Município.

O GEA, formado no início de novembro de 2017, é composto pela Defesa Civil Municipal (DCM), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIMU), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), Empresa Municipal de Obras Públicas (Emhab), Secretaria de Governo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS).
Fonte:Terceira Via

Nenhum comentário: