terça-feira, 10 de março de 2020

TJ-RJ pune juiz de Campos por morosidade em processos

Claudio Cardozo França foi titular da 5ª Vara Cível de Campos por 12 anos

Foto: Divulgação.

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) puniu o juiz Claudio Cardozo França por morosidade (demora para analisar processos). A decisão foi tomada nesta segunda-feira (9) por 22 votos a 1. Com a decisão no processo administrativo disciplinar, o juiz fica impedido de ser promovido por um ano.

Claudio Cardozo França foi o segundo juiz do estado punido por esse motivo. Ele foi, durante 12 anos, titular da 5ª Vara Cível da comarca de Campos.

Segundo a corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio, entre 2016 a 2018, foram 49 reclamações na ouvidoria do tribunal por demora no julgamento. Ainda de acordo com o relatório, na última inspeção feita na vara, em dezembro de 2018, havia 3,2 mil processos aguardando conclusão na comarca, ou seja, prontos para o juiz despachar.

Outros 4,3 mil processos também estavam paralisados há mais de 60 dias, o que à época representava quase 40% do acervo do cartório. De acordo com a corregedoria, os autos não eram encaminhados ao juiz por ordem dele próprio.

No processo, o juiz Claudio Cardozo França se defendeu dizendo que recebeu processos de outras varas cíveis, que teve problema com desestruturação da equipe do cartório e que a produtividade dele é maior que a de outros juízes cíveis da comarca.

Fonte: Redação com G1


Nenhum comentário: