quinta-feira, 16 de abril de 2020

Campos pode ter 3 mil infectados até maio, prevê Chefe da Vigilância em Saúde

CORONAVÍRUS - Campos 24 Horas entrevista a médica infectologista Andreya Moreira, coordenadora da equipe da Prefeitura de Campos

Qual a previsão do número de infectados? O sistema público de saúde de Campos está preparado para atender a todos os pacientes confirmados e suspeitos de terem o novo coronavírus, especialmente aqueles que apresentarem um quadro grave? Estas são as principais perguntas enviadas por leitores ao Campos 24 Horas nos últimos dias. E para responder a essas e outras perguntas sobre o vírus na cidade, ninguém melhor do que a principal autoridade da área de saúde pública do Município: a médica infectologista e chefe do setor de Vigilância em Saúde da secretaria municipal de Saúde de Campos, Andreya Moreira. Veja abaixo o que ela fala na entrevista ao Campos 24 Horas.

Segundo ela, em um cenário considerado otimista, Campos poderá chegar no período de pico de contaminação do coronavírus, previsto pelo Ministério da Saúde para o final do mês de maio, com cerca de 3 mil pessoas infectadas. Além da estimativa, Andreya Moreira afirma que “o crescimento da contaminação no país todo é exacerbado, muita gente doente e sem infraestrutura de cada local”. A infectologista ainda fala sobre a estrutura de atendimento, pensada para usar da melhor forma os recursos disponíveis, como o número de leitos de UTI e respiradores mecânicos. E se essa estrtura vai atender a demanda.

Além disso, a previsão é de que, destes 3 mil possíveis infectados, 70% sejam pacientes com casos leves, sem necessidade de internação, 15% de casos moderados, mas com necessidade de internação e, ainda, 15% de casos com necessidade de CTI, ou seja, considerados mais graves. “Há um sistema acelerado e progressivo de contaminação, que tem que ser severamente observado e combatido por todos”, acrescenta Andreya Moreira. (leia mais abaixo)

UMA PESSOA PODE CONTAMINAR ATÉ TRÊS OUTRAS

Para se ter uma ideia, explica a infectologista, o Covid-19 – muito mais contagioso do que se imagina, segundo especialistas em todo o mundo – tem grau de possibilidade de contaminação de uma pessoa para até três outras, enquanto a gripe influenza ou gripe comum - infecção aguda do sistema respiratório, com elevada possibilidade de transmissão – tem grau de contaminação de uma pessoa para outra. “Essa é a diferença entre uma doença para outra, a possibilidade de contaminação que é bem maior”, analisa a infectologista.

- Por isso que não podemos deixar de falar que as pessoas devem seguir as recomendações, que a coisa não é brincadeira. Neste momento o isolamento domiciliar é muito importante, assim como os cuidados com a higiene também. Sem falar no uso diário de material de proteção, como máscaras e outros. Até essa curva de contaminação preconizada pelo Ministério da Saúde, os cuidados têm que ser realmente redobrados, porque os casos apresentados no mundo todo mostram que ninguém está livre da doença e que a contaminação independe de idade e sexo - finaliza Andreya Moreira. (leia mais abaixo).

A partir das 17h, atualizaremos esta matéria para acrescentar mais dados revelados pela médica Andreya Moreira, especialmente sobre os detalhes que ela revela sobre a estrutura montada, como respiradores, leitos de UTI e profissionais de saúde que atuam especialmente para atendimento aos casos de coronavírus em Campos e região.
Campos 24 Horas/Show Francisco

Nenhum comentário: