quarta-feira, 15 de abril de 2020

Controle sanitário: redução de veículos e mais conscientização


O Controle Sanitário realizado pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) em dois pontos de limite do município, na rodovia estadual RJ-224, em Floresta, e em Barra do Itabapoana, na divisa com o Espírito Santo, já está provocando uma mudança considerada positiva: menor fluxo de veículos e mais conscientização por parte das pessoas. A ação é uma das medidas de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (Covid-19).


“É perceptível a redução do número de veículos entrando no município nos dois locais de Controle Sanitário. Em média, menos 25% circulando, muito provavelmente devido à nossa presença”, ressaltou o diretor-presidente da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi), coronel Eduardo Dias, acrescentando:

“Outro fator positivo constatado é que 80% dos ocupantes dos veículos abordados estavam usando máscara de proteção, o que diminui a chance de contágio por coronavírus. Já é um sinal de que a maioria dos motoristas e os caronas estão com uma conscientização maior de prevenção à doença”.

O Controle Sanitário acontece das 7h às 16h, durante a vigência do decreto municipal de isolamento social. Os veículos são parados, sendo aferida a temperatura corporal dos ocupantes, através de termômetro digital infravermelho, que recebem panfleto de orientação de como se prevenir do coronavírus. Caso haja algum sintoma da doença, a pessoa é encaminhada para avaliação médica. Os integrantes da ação reforçam a recomendação de permanência em casa e de só sair se for realmente imprescindível.

Além da Emtransfi, participam da ação a Vigilância Sanitária, agentes da Secretaria de Saúde, Resgate Municipal e Defesa Civil. Em Barra, o controle tem apoio de policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM-Campos) e em Floresta, de agentes do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv).

Ascom SFI

Nenhum comentário: