Público tenta receber o auxílio do governo federal de R$600 durante o período de pandemia do Covid-19
Filas nas agências da Caixa Econômica em Campos dos Goytacazes (Fotos: JTV)
Nas últimas semanas, as cenas se repetem em frente às agências da Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas de Campos, mas poderia ser em qualquer outra cidade brasileira. Bem cedo, filas começam a se formar. São desempregados que contam com o auxílio de R$600 neste momento de pandemia do novo coronavírus. Com muitas atividades econômicas suspensas, trabalhadores tentam acessar o benefício para medidas prioritárias como comprar comida e pagar contas de água e luz. Estar nas filas não significa atendimento garantido.
A reportagem do Jornal Terceira Via registrou nesta terça-feira (28), a aglomeração de pessoas nas agências à espera de atendimento. Na Rua Tenente-Coronel Cardoso (Formosa) houve tumulto e protesto. Usuários foram informados que o sistema de informática do banco estava fora do ar, e , por isso, o atendimento estaria suspenso. A gerência da Caixa foi procurada, mas não confirmou a informação de que estava sem a rede de computadores funcionando. Imagens com as queixas e o fechamento da rua foram compartilhadas em redes sociais.
Alessandro e Leandro vieram de Três vendas: dez horas na fila da Caixa
A Caixa Econômica Federal abre oficialmente ao público de 10h às 16h. Para tentar um bom lugar na fila, há pessoas que chegam antes mesmo das 6h da manhã. É o caso de Alessandro Souza, morador da localidade Três Vendas. Ele é pedreiro e está desempregado há um ano e dois meses. “Cheguei às 6h, consegui uma senha de número 509. Ontem, fui à Casa Lotérica para sacar o dinheiro, apesar de ter entrado na internet pelo aplicativo, me cadastrado e ter gerado uma senha on line. Na lotérica, disseram que estava inválido. Me orientaram para vir a Caixa e tentar sacar diretamente no banco”. O pedreiro conversou com a reportagem faltando pouco para 16h. Ou seja, ele aguardava por quase dez horas pelo atendimento.
João Batista da Silva é motorista desempregado há um ano; ele chegou às 7h da manhã
O eletricista Leandro José está há nove meses desempregado. Ele também veio de Três Vendas para tentar receber o benefício. “Espero poder receber. Estamos desde 6h da manhã na fila. Dá uma angústia a gente esperar tanto tempo e não ter garantia de que vai receber os R$600”, comentou. Quem também aguardava com cansaço de quase dez horas na fila era o motorista desempregado João Batista da Silva. “Cheguei às 7h. Há um ano não consigo trabalho. Este dinheiro vai nos socorrer para emergência”, disse.
Nos próximos dias, enquanto durar a quarentena e o comércio e outras atividades essenciais não retornarem às à rotina normal de funcionamento, histórias como as de Alessandro, Leandro e João Batista vão se repetir nas longas filas das casas lotéricas e agências da Caixa.
Posicionamento da Caixa
Por email, a assessoria de imprensa da CEF informou não é necessária corrida às agências ou casas lotéricas para cadastramento, consulta ou saque do Auxílio Emergencial. O cadastramento pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site auxilio.caixa.gov.br. O acompanhamento da solicitação está disponível nesses canais ou pela central telefônica exclusiva 111. É possível conferir, inclusive, se o cadastro para receber o benefício foi aprovado.
Os beneficiários que receberam o crédito do Auxílio Emergencial na Poupança Social Digital já têm a possibilidade de saque do benefício em espécie. O saque será realizado nos caixas eletrônicos da CAIXA, nas unidades lotéricas e nos correspondentes CAIXA Aqui, de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento.
Na data prevista, conforme o calendário abaixo, os cidadãos terão esta opção habilitada no aplicativo CAIXA Tem, para geração de um código autorizador de saque.
Confira o calendário:
27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
04 de maio – nascidos em setembro e outubro
05 de maio – nascidos em novembro e dezembro
O calendário do saque em espécie foi instituído pela CAIXA com o objetivo de evitar aglomerações nos pontos de atendimento, o que exporia empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio do novo coronavírus (Covid-19).
Para realizar o saque, é preciso atualizar o aplicativo CAIXA Tem, fazer o login, selecionar a opção “saque sem cartão” e informar o valor a ser retirado. O app vai gerar um código autorizador para saque, com validade de duas horas, que deve ser utilizado nos caixas eletrônicos, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui.
A CAIXA ressalta que continua disponível a opção de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital pelo aplicativo, para pagamento de boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como para transferências, entre outros serviços.
O app CAIXA Tem, utilizado para a movimentação dos recursos creditados na Poupança Social Digital, foi baixado por mais de 52 milhões de pessoas, sendo que 60% das que baixaram não fazem parte do público-alvo e, portanto, não precisam utilizar o CAIXA Tem.
Medidas para atendimento e redução de filas:
Visando manter a segurança de clientes, funcionários e colaboradores, as agências das CAIXA estão funcionando apenas com atendimento de serviços essenciais. Para manter o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, o fluxo de clientes está sendo controlado no interior das unidades; nas salas de autoatendimento, é permitida a entrada de uma ou duas pessoas por máquina, de acordo com o espaço físico disponível.
O banco também reforçou o protocolo de higienização das unidades priorizando a limpeza das superfícies de contato humano, portas de entrada, maçanetas e vidros do entorno, teclados dos terminais de autoatendimento, balcões de caixa, torneiras e aparelhos sanitários com periodicidade mínima de seis vezes ao dia.
A CAIXA adotou ainda medidas para reduzir as filas e facilitar o atendimento, como a abertura antecipada em duas horas de 1.102 agências pelo país, funcionando das 8h às 14h. Na última semana, houve funcionamento de quase 800 agências no feriado de 21 de abril e no sábado (25). Também estão sendo alocados mais de 2.800 vigilantes adicionais, bem como recepcionistas para reforçar orientação e atendimento ao público.
Nas unidades lotéricas, os clientes também estão sendo orientados a manter distância mínima de um metro para o próximo da fila, como forma de contribuir para a contenção da pandemia.
Filas nas agências da Caixa Econômica em Campos dos Goytacazes (Fotos: JTV)
Nas últimas semanas, as cenas se repetem em frente às agências da Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas de Campos, mas poderia ser em qualquer outra cidade brasileira. Bem cedo, filas começam a se formar. São desempregados que contam com o auxílio de R$600 neste momento de pandemia do novo coronavírus. Com muitas atividades econômicas suspensas, trabalhadores tentam acessar o benefício para medidas prioritárias como comprar comida e pagar contas de água e luz. Estar nas filas não significa atendimento garantido.
A reportagem do Jornal Terceira Via registrou nesta terça-feira (28), a aglomeração de pessoas nas agências à espera de atendimento. Na Rua Tenente-Coronel Cardoso (Formosa) houve tumulto e protesto. Usuários foram informados que o sistema de informática do banco estava fora do ar, e , por isso, o atendimento estaria suspenso. A gerência da Caixa foi procurada, mas não confirmou a informação de que estava sem a rede de computadores funcionando. Imagens com as queixas e o fechamento da rua foram compartilhadas em redes sociais.
Alessandro e Leandro vieram de Três vendas: dez horas na fila da Caixa
A Caixa Econômica Federal abre oficialmente ao público de 10h às 16h. Para tentar um bom lugar na fila, há pessoas que chegam antes mesmo das 6h da manhã. É o caso de Alessandro Souza, morador da localidade Três Vendas. Ele é pedreiro e está desempregado há um ano e dois meses. “Cheguei às 6h, consegui uma senha de número 509. Ontem, fui à Casa Lotérica para sacar o dinheiro, apesar de ter entrado na internet pelo aplicativo, me cadastrado e ter gerado uma senha on line. Na lotérica, disseram que estava inválido. Me orientaram para vir a Caixa e tentar sacar diretamente no banco”. O pedreiro conversou com a reportagem faltando pouco para 16h. Ou seja, ele aguardava por quase dez horas pelo atendimento.
João Batista da Silva é motorista desempregado há um ano; ele chegou às 7h da manhã
O eletricista Leandro José está há nove meses desempregado. Ele também veio de Três Vendas para tentar receber o benefício. “Espero poder receber. Estamos desde 6h da manhã na fila. Dá uma angústia a gente esperar tanto tempo e não ter garantia de que vai receber os R$600”, comentou. Quem também aguardava com cansaço de quase dez horas na fila era o motorista desempregado João Batista da Silva. “Cheguei às 7h. Há um ano não consigo trabalho. Este dinheiro vai nos socorrer para emergência”, disse.
Nos próximos dias, enquanto durar a quarentena e o comércio e outras atividades essenciais não retornarem às à rotina normal de funcionamento, histórias como as de Alessandro, Leandro e João Batista vão se repetir nas longas filas das casas lotéricas e agências da Caixa.
Posicionamento da Caixa
Por email, a assessoria de imprensa da CEF informou não é necessária corrida às agências ou casas lotéricas para cadastramento, consulta ou saque do Auxílio Emergencial. O cadastramento pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site auxilio.caixa.gov.br. O acompanhamento da solicitação está disponível nesses canais ou pela central telefônica exclusiva 111. É possível conferir, inclusive, se o cadastro para receber o benefício foi aprovado.
Os beneficiários que receberam o crédito do Auxílio Emergencial na Poupança Social Digital já têm a possibilidade de saque do benefício em espécie. O saque será realizado nos caixas eletrônicos da CAIXA, nas unidades lotéricas e nos correspondentes CAIXA Aqui, de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento.
Na data prevista, conforme o calendário abaixo, os cidadãos terão esta opção habilitada no aplicativo CAIXA Tem, para geração de um código autorizador de saque.
Confira o calendário:
27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
04 de maio – nascidos em setembro e outubro
05 de maio – nascidos em novembro e dezembro
O calendário do saque em espécie foi instituído pela CAIXA com o objetivo de evitar aglomerações nos pontos de atendimento, o que exporia empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio do novo coronavírus (Covid-19).
Para realizar o saque, é preciso atualizar o aplicativo CAIXA Tem, fazer o login, selecionar a opção “saque sem cartão” e informar o valor a ser retirado. O app vai gerar um código autorizador para saque, com validade de duas horas, que deve ser utilizado nos caixas eletrônicos, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui.
A CAIXA ressalta que continua disponível a opção de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital pelo aplicativo, para pagamento de boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como para transferências, entre outros serviços.
O app CAIXA Tem, utilizado para a movimentação dos recursos creditados na Poupança Social Digital, foi baixado por mais de 52 milhões de pessoas, sendo que 60% das que baixaram não fazem parte do público-alvo e, portanto, não precisam utilizar o CAIXA Tem.
Medidas para atendimento e redução de filas:
Visando manter a segurança de clientes, funcionários e colaboradores, as agências das CAIXA estão funcionando apenas com atendimento de serviços essenciais. Para manter o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, o fluxo de clientes está sendo controlado no interior das unidades; nas salas de autoatendimento, é permitida a entrada de uma ou duas pessoas por máquina, de acordo com o espaço físico disponível.
O banco também reforçou o protocolo de higienização das unidades priorizando a limpeza das superfícies de contato humano, portas de entrada, maçanetas e vidros do entorno, teclados dos terminais de autoatendimento, balcões de caixa, torneiras e aparelhos sanitários com periodicidade mínima de seis vezes ao dia.
A CAIXA adotou ainda medidas para reduzir as filas e facilitar o atendimento, como a abertura antecipada em duas horas de 1.102 agências pelo país, funcionando das 8h às 14h. Na última semana, houve funcionamento de quase 800 agências no feriado de 21 de abril e no sábado (25). Também estão sendo alocados mais de 2.800 vigilantes adicionais, bem como recepcionistas para reforçar orientação e atendimento ao público.
Nas unidades lotéricas, os clientes também estão sendo orientados a manter distância mínima de um metro para o próximo da fila, como forma de contribuir para a contenção da pandemia.
Fonte:Terceira Via
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