quarta-feira, 29 de abril de 2020

Petrobras adota teste rápido para Covid-19 no embarque de aeroportos que atendem unidades da Bacia de Campos

Companhia monitora e acompanha todos os casos suspeitos e confirmados entre colaboradores


Funcionário embarcado em plataforma da Petrobras (Foto: Ilustração/ Arquivo)

A Petrobras passou a realizar testes rápidos para a triagem de colaboradores no momento do embarque para as plataformas nos aeroportos de Vitória, Macaé, Farol de São Thomé, Cabo Frio e Jacarepaguá. Este tipo de exame detecta a presença de anticorpos no sangue e, portanto, é útil para identificar pessoas que possam estar com uma infecção ativa há alguns dias, porém sem manifestação de sintomas, assim como aquelas que tenham tido uma infecção assintomática no passado. Essa é mais uma ação da companhia, dentre uma série de medidas adotadas para prevenção à disseminação do novo coronavírus entre seus colaboradores.

Além dos testes rápidos, desde o início de abril, a Petrobras vem utilizando o teste RT-PCR (reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa), exame que detecta a presença de material genético no organismo para pesquisa de Covid-19 nos colaboradores que apresentam os sintomas da doença.

Nas plataformas, considerando a característica especial de confinamento, a empresa adotou medidas mais rigorosas. Implementou isolamento domiciliar monitorado e triagem médica no pré-embarque, com suspensão do embarque de quem apresentar qualquer sintoma. A bordo, as equipes são continuamente monitoradas e foram reforçados os procedimentos de higienização das instalações.



Imagem aérea do heliporto em Farol administrado pela Petrobras (Arquivo)

A companhia monitora todos os casos suspeitos entre seus colaboradores, dentro ou fora das unidades operacionais, desde o primeiro reporte de sintomas. Profissionais que apresentam qualquer sintoma a bordo são avaliados pela equipe médica dedicada e, configurado como caso suspeito, são desembarcados. Também são desembarcados, testados e monitorados os colaboradores que tiveram contato muito próximo (os chamados contactantes) com casos suspeitos.

Desde o início da pandemia, a Petrobras adotou medidas preventivas em linha com as recomendações de autoridades sanitárias e órgãos reguladores. Essas medidas são propostas por um comitê de crise que acompanha diariamente a evolução do quadro de saúde mundial causado pela Covid-19.

Na segunda quinzena de março, a companhia adotou teletrabalho para cerca de 40 mil colaboradores (empregados próprios e terceirizados) com atividades administrativas e para profissionais do grupo de risco em qualquer atividade. Também reduziu o efetivo nas unidades operacionais, mantendo o necessário para continuidade das atividades essenciais com segurança, e criou um canal de atendimento 24 horas exclusivo para os empregados tirarem dúvidas sobre a pandemia e reportar sintomas.

Doação de máscaras N-95 e testes


Aeroporto de Macaé (Foto: Arquivo)

Na semana passada, a Petrobras entregou um lote de máscaras purificadoras de ar para as Secretarias Municipais de Saúde de Macaé e de Cabo Frio para auxiliar os municípios no combate ao novo coronavírus. São ao todo 900 máscaras do tipo N-95, sendo 600 unidades para Macaé e 300 para Cabo Frio. As máscaras serão utilizadas na proteção das equipes de saúde dos municípios nos atendimentos de pacientes com Covid-19.

“Desde o início da pandemia a Petrobras vem atuando em diversas frentes na prevenção e combate do Covid-19. Estamos concentrando todos os esforços para atuar junto com a sociedade para passarmos por essa pandemia”, afirma a gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Olinta Cardoso.

A Petrobras entregou à Secretaria de Saúde do Espírito Santo um lote de 15 mil testagens para diagnóstico de Covid-19. Esses testes fazem parte do lote de 600 mil que a companhia encomendou aos EUA. Os testes são do tipo RT-PCR, considerados “padrão ouro” pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC), pois fornecem um diagnóstico preciso na identificação da presença do vírus.
Fonte:Terceira Via

Nenhum comentário: