quarta-feira, 20 de maio de 2020

Hospital de campanha de Campos será inaugurado na próxima segunda-feira (25)

Previsão de inauguração foi feita em relatório do Iabas ao novo secretário estadual de Saúde

Foto: Filipe Lemos / Campos 24 Horas.

O hospital de campanha de Campos será inaugurado na próxima segunda-feira, dia 25, mas ainda não foi confirmado o total de leitos de UTI que estarão disponíveis para o enfrentamento a Covid-19. O hospital foi montado na Avenida 28 de Março, na área da antiga Vasa, e tinha previsão inicial de 150 leitos. A informação a respeito da inauguração é da organização social responsável pela montagem de sete dos nove hospitais de campanha contratados pelo Governo do Estado, o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), e consta em um relatório ao novo secretário estadual de Saúde, Fernando Ferry. A justificativa do Iabas pelo atraso de 20 dias para a entrega dos hospital lista uma série de problemas enfrentados para construir as unidades, de questões jurídicas a burocráticas. (leia mais abaixo, inclusive sobre decisão da Justiça de Campos)

No relatório, além do hospital de Campos, outras cinco unidades — em São Gonçalo, Nova Iguaçu, Caxias, Casimiro de Abreu e Nova Friburgo — também estão com atrasos de quase 20 dias nas obras, e tiveram datas de inauguração confirmadas: São Gonçalo e Nova Iguaçu, na quinta-feira (21); Nova Friburgo, no domingo (24); Campos, dia 25; Caxias, dia 26; Casimiro de Abreu, dia 27.

Houve boatos de quem apenas 50% de leitos dos hospitais teriam respiradores. A informação, contudo, não foi confirmada pelo Governo do Estado.

JUSTIÇA DE CAMPOS DÁ PRAZO DE 10 DIAS - A Justiça de Campos determinou, nesta segunda-feira (18), ao Governo do Estado e à Prefeitura de Campos, através de decisão liminar, a pedido do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública, a ampliação de leitos clínicos e de UTI aos doentes de Covid-19 no município.

Campos teve lockdown decretado pelo prefeito Rafael Diniz. A decisão pela medida mais rigorosa de isolamento social, segundo a prefeitura, foi em função da necessidade de mais leitos para os infectados no município, uma vez que que há ocupação de 100% de leitos no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC), que funciona no Hospital da Beneficência Portuguesa.
Fonte:Campos24horas

Nenhum comentário: