quinta-feira, 4 de junho de 2020

NUPRAPAC destaca a importância do Programa de Cessação do Tabagismo


A equipe do Programa de Cessação do Tabagismo do NUPRAPAC (Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares), órgão ligado à Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI), participou de entrevista na Rádio São Francisco FM, na tarde de terça-feira (2), reprisada na manhã desta quarta-feira (3). Na pauta, o Dia Mundial Sem Tabaco, que é comemorado em 31 de maio.

A coordenadora do NUPRAPAC, a oncologista Elizabeth Uhl, destacou a importância do programa, que completou um ano no último dia 8 de abril e acontece em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

“A equipe é composta por mim, a enfermeira Virgínia Corrêa, a psicóloga Edilaine Souza da Silva e a assistente social Mariana Menezes. Tabagismo é uma doença, uma situação de saúde pública grave e em tempos de pandemia, mais ainda. Precisamos falar dos efeitos maléficos do tabagismo no indivíduo e do quanto pode causar uma série de doenças. O programa está à disposição dos moradores do município que desejam parar de fumar. Temos uma equipe especializada, prontamente para recebê-los”, ressaltou a coordenadora, acrescentando:

“Quem fuma está mais pré-disposto a sofrer um AVC (acidente vascular cerebral), popularmente conhecido por derrame, infarto agudo do miocárdio, insuficiência renal, entre outros problemas. O fumante, segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, tem 14 vezes mais probabilidade de ter complicações da Covid-19. Mais de um milhão de pessoas morrem no Brasil vítimas do tabagismo passivo. Além de se preocupar com a própria saúde, o fumante tem que pensar também na saúde dos outros”.

A enfermeira Virgínia lembrou que é necessário primeiro o desejo da pessoa parar de fumar e, a partir daí, procurar a assistente social Mariana, na parte da manhã, no NUPRAPAC. “Já formamos quatro grupos, cada um em média com 8 pessoas, e 10% abandonaram o tabagismo. Pode até parecer pouco, mas o número é significativo”.

A assistente social Mariana informou que, após fazer a inscrição no programa, o Nuprapac convoca as pessoas para uma entrevista, a fim de analisar o grau de dependência e assim saber o tratamento adequado para cada participante do grupo.

Já a psicóloga Edilaine esclareceu que o fumante faz parte do grupo de risco devido ao comprometimento respiratório, principalmente dependendo do tempo que fuma e da quantidade diária. “A Covid-19 provoca uma infecção no sistema respiratório, sem falar na imunidade do fumante, que é mais baixa. Outro ponto a ser destacado é que o fumante tem um ciclo de levar às mãos à boca e caso não tenha uma higiene adequada, pode contrair o vírus pela cavidade oral. Sem contar que durante a quarentena e o isolamento social leva o fumo passivo para o ambiente familiar, colocando em risco principalmente as crianças”.

A sede do NUPRAPAC está situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 180, próximo à Enel (antiga Ampla), no Centro da cidade.

Ascom SFI


Nenhum comentário: