terça-feira, 28 de julho de 2020

Corpo de Bombeiros não comparecem a pedido da Guarda Civil Municipal em São Francisco de Itabapoana, para apagar fogo em área vegetativa


 Nesta noite de segunda feira, 27, por volta das 21,30 horas, atearam fogo em uma área de mato alto, próximo ao CIEP 470, no centro de São Francisco de Itabapoana. 
Mais uma vez o fogo consumiu uma enorme área de vegetação no centro da cidade.

O elemento ou os elementos que colocaram fogo nesta área evadiu se do local. Quando a Guarda Civil Municipal chegou ao local não mais encontrou ninguém.

Queimada criminosa, crime ambiental! Colocar fogo em terrenos baldios é crime com pena de prisão e multa. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, (Lei nº 9.605 de 1998), "é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora". A pena prevista é de seis meses a um ano de prisão e multa.
Igualmente, provocar a queima, por ato de vandalismo ou com finalidade econômica, gerando poluição, também é crime. 

O 5ºGBM Grupamento do Corpo de Bombeiros da cidade vizinha de Campos dos Goytacazes a 50 kms de distância foi acionado, pela guarda mas, não compareceram para apagar o fogo. que se alastravam  pelas áreas, visto que teve muita fumaça, que contribuíram para a poluição do ar e danos a saúde das pessoas que possuem suas residências próximas ao local. 

Lamentável a ausência dos bombeiros em São Francisco de Itabapoana. Uma pergunta fica no ar, porquê não vieram?
Se foram acionados pela equipe da Guarda Civil do município.

Este é um desabafo de uma moradora próximo ao incêndio.

"Tive que molhar uma.toalha e colocar no rosto. Meus olhos ardiam muito...Dentro de casa era pura fumaça ... Ainda está com cheiro de queimado dentro de casa. "

As crianças sofrem muito com tudo isso.

Pedimos aos nobres vereadores, que revejam a situação do Grupamento Ambiental(GAM) é fundamental para a nossa região, isso é de muito interesse. 

Estiveram presentes e fizeram o básico os GCMSFI GOE Guarnição de Serviço Supervisor Abreu GM Gusmão GM Carlos Eduardo GM Mata.




Nenhum comentário: