domingo, 19 de julho de 2020

Mãe recebe rim do filho que morreu em acidente de moto em São Francisco de Itabapoana RJ

Outras três pessoas foram beneficiadas pelo ato de amor da família

Arquivo/Pessoal
Maria Isabel dos Santos Monteiro Oliveira e Magno Monteiro Oliveira

Um processo que teve um desfecho raro e emocionante. Maria Isabel dos Santos Monteiro Oliveira 65 anos, era portadora de insuficiência renal crônica e fazia hemodiálise há 15 anos num hospital de Campos. O filho dela Magno Monteiro Oliveira 34 anos, morador de São Francisco de Itabapoana foi vítima de acidente de moto. Os médicos identificaram a morte cerebral, e a família foi comunicada pela equipe do NF-TRANSPLANTES, sediado no Hospital Ferreira Machado.

Familiares tomaram a decisão de doar os órgãos. A mãe consentiu e foi representada por duas filhas e um filho, irmãos do doador, que assinaram a autorização. Foi ai que Maria Isabel recebeu os rins do próprio filho. Outras três pessoas foram beneficiadas pelo ato de amor da família. Coração, fígado e rins de Magno também foram doados.

O transplante foi na última sexta-feira no Rio de Janeiro e o sepultamento de Magno foi neste sábado, 18 em São Francisco de Itabapoana.

No dia da autorização a Central de Transplantes no Rio foi comunicada pela equipe do NF- Transplante. A família acompanhou e registrou todo o processo que envolveu além da equipe do NF, formada pelo médico Luiz Castro como Coordenador, Claudia Libia Enfermeira, Marcelo Barbosa Assistente Social e o Psicólogo Luiz Cosmelli, funcionários do Ferreira Machado, do Programa Estadual de Transplantes, equipes de captação, apoio do Instituto Médico Legal.

Em 2017 ela chegou a ir ao Hospital São Francisco, no Rio de Janeiro, com o filho Magno para fazer um transplante, mas ela estava acima de peso não foi possível.

Maria Isabel que é moradora de São Francisco permanece internada no Rio, e receberá alta em 10 dias.
Fonte: Ururau/Show Francisco

Nenhum comentário: