segunda-feira, 27 de julho de 2020

Muita expectativa e pouco movimento

Depois de 100 dias fechados, shoppings reabrem e primeiros dias registram vendas tímidas
POR THIAGO GOMES


Espera | Shoppings de Campos foram liberados para funcionar e ainda aguardam o retorno dos clientes (Fotos: Carlos Grevi)

A expectativa era grande. O movimento, nem tanto. Os shoppings da cidade reabriram no dia 20 de junho e o que se viu ao longo da primeira semana de funcionamento, após mais de 100 dias parados, foi o número pequeno de consumidores. No entanto, os empresários apostam nas medidas sanitárias de segurança adotadas por cada centro comercial para reduzir o risco de contágio da Covid-19 e atrair o público novamente. Segundo a Prefeitura de Campos, a reabertura do comércio de rua, no dia 1º de julho, não impactou significativamente no número de casos da doença na cidade, o que permitiu flexibilizar ainda mais a fase amarela do plano de retomada da economia e autorizar o funcionamento dos shoppings.

O Guarus Plaza Shopping informou que o movimento ficou abaixo do esperado, diante da retomada das atividades. “Gostaríamos de que o movimento tivesse sido bem maior, mas existem pontos que acabam dificultando, como, por exemplo, a proibição da entrada de crianças menores de 6 anos. Muitos pais não têm com quem deixar os filhos. O período de reabertura também não coincidiu com data de pagamentos de salários, mas estamos esperançosos de que os clientes voltem a frequentar os shoppings. No dia da reabertura conseguimos lançar uma nova marca e outras quatro começarão as atividades nas próximas semanas. Com relação ao protocolo de prevenção, estamos cumprindo à risca. Aqui no Guarus Plaza nós ainda temos outro ponto positivo, nossa estrutura é semiaberta, seguimos o conceito open mall, o que facilita a circulação de ar natural”, disse Mateus Barreto superintendente do Guarus Plaza Shopping.

Segundo a administração do Shopping Avenida 28, a reabertura ocorreu de forma mais tranquila que o esperado, não houve excesso de clientes, nem euforia. “Superou nossas expectativas quanto a isso. Quanto ao movimento, ainda está bem abaixo do normal, mas isso já esperávamos, as pessoas ainda estão se adaptando a essa nova realidade, frequentar shopping, lojas e mercados apenas quando necessário”, disse o shopping em nota.

Apesar do baixo movimento, a administração do Avenida 28, destaca que ainda assim vale a pena manter as lojas abertas. “Pois foram longos quatro meses de muitas dificuldades na economia, no comércio de forma geral. Estamos cumprindo todas as normas de segurança para poder receber nossos clientes e lojistas de forma segura. Nossa expectativa é que levaremos de um a dois meses para que as coisas comecem a estar dentro da normalidade”, concluiu a nota.

A administração do Boulevard Shopping Campos informou que “o movimento segue dentro do esperado para esses primeiros dias, conforme as orientações dos órgãos competentes”.

De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), José Francisco Rodrigues, ainda é cedo para apontar tendência em relação ao funcionamento dos shoppings, baseado apenas na primeira semana, mas a expectativa é de que o movimento melhore.

Para Prefeitura, comércio aberto não impactou números da Covid


Atenção | Fábio Bastos ressalta cuidados que shoppings precisam ter

Segundo a Prefeitura de Campos, nenhuma mudança significativa foi observada na evolução da disseminação da doença, com a abertura do comércio, desde o dia 1º de julho, o que permitiu a abertura dos shoppings. “No dia 1º de julho, houve um grande movimento em algumas ruas da área central, mas, devido ao trabalho intenso de fiscalização da equipe, a população se conscientizou mais e a situação vem sendo controlada. Todas essas medidas vêm sendo tomadas, seguindo todas as normas de segurança para evitar o contágio da doença”, disse o subsecretário de Governo, Fábio Bastos.

Bastos explica que os shoppings e galerias já apresentaram seus planos e foram autorizadas a funcionar com as novas regras divulgadas. “Em Campos, o Gabinete de Crise para Enfrentamento ao Coronavírus vem realizando reuniões diárias para avaliar a situação do Município, sendo possível a realização de novos avanços. O monitoramento da evolução da epidemia é feito com a avaliação de dois indicadores destinados a mensurar a propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. É muito importante que todos cumpram com as medidas de prevenção, usando máscaras, álcool em gel para que possamos achatar a curva da doença”, finalizou o secretário.
Fonte Terceira Via

Nenhum comentário: