sábado, 12 de setembro de 2020

Mercado Municipal recebe visita técnica do Inepac para tombamento

Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro deve publicar decisão nos próximos dias



Integrantes do Inepac com o presidente do IHG, Genilson Soares (Fotos: Carlos Grevi)

O Mercado Municipal de Campos dos Goytacazes foi inspecionado nesta sexta-feira (11) por integrantes do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Eles realizaram uma vistoria técnica para conclusão de processo de tombamento. O diretor do órgão, Claudio Prado de Mello, também participou da visita. Segundo ele, o Inepac está empenhado para que, na próxima semana, seja publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro a antiga reivindicação de tombar o prédio do Mercado Municipal que completará um século de existência em 2021.


Desde 2014, entidades culturais preservacionistas de Campos, como o Instituto Histórico e Geográfico, Associação de Imprensa Campista, Academia Campista de Letras e Observatório Social, solicitam o tombamento do Mercado Municipal de Campos, por entenderem que é um importante instrumento na luta pela preservação do equipamento cultural, material e imaterial, que também tem tombamento municipal pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico (Coppam) nº5/2013.

“Vale lembrar que na esfera jurídica, essas mesmas entidades provocaram o Ministério Público em dezembro do ano passado quando foi ajuizada a Ação Civil Pública contra o município, onde se pede judicialmente que o camelódromo e parte da feira livre sejam removidos do entorno do Mercado Municipal e que nenhuma obra avance”, destacou o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Genilson Soares.


Estrutura do Camelódromo não é aprovada pelos defensores do prédio histórico do Mercado Municipal de Campos dos Goytacazes; ação foi movida no MP.
Fonte Terceira Via

Nenhum comentário: