terça-feira, 20 de outubro de 2020

NF Transplantes realiza nova captação de órgãos

Doador era um homem de 38 anos; gesto vai beneficiar cinco pessoas que estavam na fila de espera



Cirurgia para retirada dos órgãos do doador aconteceu no HFM (Foto: Ilustração)

A equipe do NF Transplantes, que funciona no Hospital Ferreira Machado, em Campos, divulgou nesta segunda-feira (19) nova captação de órgãos na cidade. Na última sexta-feira (16), um doador, de 38 anos, teve morte encefálica e seus órgãos foram retirados para serem transplantados com autorização da família. Ele trabalhava mo Porto do Açu e residia em Guarus. Foi vítima de um acidente vascular encefálico hemorrágico que evoluiu para morte cerebral. Foram captados córneas, rins e fígado que beneficiaram cinco receptores em fila de espera.

De acordo com a equipe do NF Transplantes, a doação dos órgãos foi autorizada pela esposa do paciente, testemunhada por parentes próximos. “A família se mostrou extremamente generosa durante todo o processo, tanto que a decisão de doar foi unânime. Todos transformaram um momento de dor em amor e generosidade em relação ao próximo”, explica o psicólogo Luis Cosmelli.

Esta semana, com a última captação de órgãos no Hospital Ferreira Machado, foi informado pelo Programa Estadual de Transplantes, de que o HFM ocupa atualmente o 29º lugar em notificação de todos os hospitais do Brasil. Em 2020, de janeiro a maio, foram 17 autorizações e 37 pessoas beneficiadas. É o resultado do trabalho integrado com todas as equipes da unidade”, conclui.
Terceira Via

Nenhum comentário: