Atenção está voltada para o nível do valão que corta a localidade, que está subindo
Casas foram destelhadas (Fotos: Divulgação/leitores)
Casas destelhadas e alagadas, árvores tombadas, antenas no chão, pessoas desalojadas. Estes foram alguns dos estragos causados por uma tempestade com granizo e vento de até 70km/h que atingiu o distrito de Santo Eduardo, no extremo norte do município, na madrugada desta quinta-feira (29). Ao todo, 26 famílias foram atingidas e uma delas teve que deixar o imóvel, por conta da queda de uma árvore, e está na casa de parentes.
Segundo moradores, raios, trovoadas e a velocidade do vento foram de assustar. A atenção da comunidade está voltada para um valão que corta o distrito, cujo nível da água tem subido nas últimas horas.
Até o início da manhã, parte dos moradores estava sem energia elétrica, já que o vendaval derrubou fios da rede elétrica. A conexão com a internet também foi interrompida pelo mesmo motivo.
Segundo a Defesa Civil, equipes do órgão atendem à localidade desde a manhã desta quinta. As famílias também recebem assistência da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, que está providenciando alimentos, água potável e colchonete, além da troca de telhas.
Equipes da Defesa Civil chegaram ao local ainda pela manhã (Foto: Divulgação/SupCom)
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha, a estimativa é de que tenha chovido cerca de 80 milímetros em duas horas e os ventos tenham atingido 70km/h pelo grau de destruição.
Ainda segundo Pessanha, foi verificado o destelhamento de casas, queda de árvores e de poste, o que causou a interrupção do fornecimento de energia elétrica, além da dificuldade de comunicação telefônica.
“As nossas equipes visitaram os pontos atingidos. Estamos com duas frentes, uma visitando as famílias e outra atuando na desobstrução de vias, onde caíram algumas árvores. Reunimos todas as informações e repassamos à secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, que já está providenciando a assistência de acordo com a necessidade de cada família. Só de telhas estamos disponibilizando 160. Não temos hora para acabar os trabalhos”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal. A Enel também enviou equipe ao local para atuar no restabelecimento da energia.
Edison Pessanha informou, também, que não havia nenhum alerta meteorológico sobre a tempestade que aconteceu em Santo Eduardo entre a noite desta quarta e madrugada desta quinta. No entanto, o órgão está em estado de atenção diante da possibilidade de pancadas de chuva em todo o município até o domingo (1º). A previsão é de 140 mm no acumulado até lá. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada através do 199 e (22) 98175-2512.
Força do vento derrubou antenas (Foto: Divulgação/leitores)
Árvores tombaram (Foto: Divulgação/leitores)
Fonte Terceira Via
Nenhum comentário:
Postar um comentário