Vendas de Natal / Rodrigo Silveira
O comércio de Campos já começa a exibir nas vitrines as promoções e ofertas visando incrementar as vendas para o Natal. Embora o ânimo e a movimentação estejam longe de outros anos devido à pandemia do novo coronavírus, os lojistas esperam um faturamento capaz de reduzir os danos com a paralisação de alguns meses em suas atividades em razão da Covid-19.
No Centro, poucas lojas montaram vitrines com motivos natalinos. Nos shoppings há sinais mais claros de que o Natal está logo ali.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Campos (FCDL), Marcelo Mérida, identifica bons sinalizadores neste final de ano que terá impactos positivos nas vendas. “É preciso considerar que vivemos ainda uma pandemia com todos os seus impactos na economia. Mas já há sinalizadores interessantes neste final de ano como um fluxo maior de negócios, os efeitos dos esforços do governo federal para injetar recursos na economia com o auxílio emergencial, além do pagamento do 13º salário. O Natal servirá para amenizar as perdas que o comércio sofreu ao longo do ano”, admitiu.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Castro de Abreu, admite os impactos da pandemia. “A pandemia atingiu em cheio o comércio, com elevados índices de desemprego, mas muitos empresários resistiram e usaram a imaginação, visando superar a crise que foi uma das piores enfrentadas nas últimas décadas. Apesar de tudo isso, muitas empresas não suportaram a crise, fecharam lojas e causaram centenas de demissões. Mas também temos que pensar positivo e ver que outras lojas estão chegando e se instalando na cidade e nos shoppings, mostrando que existe uma luz para o crescimento É preciso acreditar e inovar para continuar atraindo o público”, concluiu.
O comerciante Roberto Oliveira admite que o momento não é para se pensar em lucro alto, mas suficiente para continuar a sobreviver à crise.
— Em períodos como o mês de dezembro, o comerciante tem um faturamento três vezes maior do que nos outros meses do ano. Mas este ano, devido a essa pandemia, minha estimativa é de um movimento de 50% acima do período normal. As pessoas estão saindo de casa e indo às compras, não como nos anos anteriores. O dinheiro está curto, há muito desemprego. Mas este não é o momento de se pensar em grande lucro, mas em trabalhar para sobreviver à pandemia. Lá na frente com a volta da normalidade, a gente pensa em lucro maior — disse o proprietário da Censura Livre, no Campos Shopping.
Com pandemia, sem decoração
O gerente executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL/Campos), Nilton Miranda, informou que a entidade não irá realizar a decoração e iluminação visando criar um clima natalino na área central.
— A CDL vai promover a campanha de incentivo as vendas no Natal, mas não investiremos na decoração como fizemos nos outros anos. Até porque o recente decreto municipal de combate à Covid proíbe a aglomeração de pessoas nos espaços públicos. Este é um ano atípico em todo mundo, muita gente perdeu o emprego com a pandemia. Mas o espírito do Natal faz com que as pessoas nunca deixem de presentear — afirmou Miranda.
Devido ao novo coronavírus, os lojistas estão investindo nas vendas e-commerce para atender aos clientes de forma mais segura.
Outros, entretanto, decidiram não investir em estoques para o Natal como em outros anos temendo prejuízos em razão das restrições para frear a pandemia.
Os clientes já se antecipam. A designer Patrícia Pereira já deu início as suas compras para os filhos e amigos. “Sempre fico atenta às promoções e melhores preços, sem gastos excessivos, mas na busca pelo melhor produto sem deixar de agradar as crianças e os amigos. Faço minha lista com antecedência e sempre levo na bolsa, com uma possível sugestão. Ajuda a economizar tempo e ao mesmo tempo reduzir gastos”, concluiu.
Fonte Fmanhã
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