domingo, 6 de dezembro de 2020

Pacientes aguardam até 5 dias por um leito de UTI de Covid-19 no Rio

Estado já chegou a 23 mil óbitos pelo novo coronavírus

ABr

Estado já chegou a 23 mil óbitos pelo novo coronavírus

O Governo do Estado e a Prefeitura do Rio anunciaram novos leitos para o combate à Covid-19, no momento em que a taxa de contaminação é a maior do país. Porém, enquanto os leitos não ficam disponíveis, pacientes esperam até cinco dias para ser internados.

É o caso da Dona Luzia, de 63 anos, que o RJ1 mostrou neste sábado (05/12). Nem uma decisão judicial garantiu que ela fosse internada. Com 75% do pulmão comprometido, ela está internada no CER do Centro da cidade.

"A minha mãe tá internada no CER do centro desde o dia 30 de novembro aguardando transferência para um hospital público de Covid-19", afirmou Jocélia Conceição da Silva, filha de Luzia. Ela disse que está pedindo socorro, porque não sabe o que fazer para tirar a mãe da unidade.

" A cada dia que ela passa naquela upa ela só piora, ontem ela estava com febre, ela está numa sala vermelha, ela fez uma cirurgia neurológica, ela precisa de um leito com CTI, aonde ela seja avaliada, examinava, melhor acompanhada"
A CER do centro pode atender quatro pacientes graves ao mesmo tempo. Eles recebem os primeiros atendimentos e devem ser encaminhados para os hospitais.

A emergência tem capacidade para 28 pacientes e neste momento tem 42 à espera de transferência.

Vagas e ocupação
A Prefeitura e o Estado anunciaram a abertura de mais leitos, incluindo 78 vagas de terapia intensiva hospital São Francico Da Providência De Deus, na Tijuca, na Zona Norte.

Nas UTIs, a taxa ocupação na rede pública é de 92%. Nas enfermarias, a taxa é de 84%. São 1.257 pessoas internadas, 544 delas em UTIs.

O maior hospital da Baixada Fluminense, o de Saracuruna,em Duque de Caxias, parou de atender pessoas com coronavírus. A transferência de pacientes estáveis começou na sexta-feira.

A prefeitura de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, responsável pelo hospital, diz que a unidade vai focar no atendimento de traumas, e que vai compensar esse fechamento de leitos para Covid-19 com novas vagas em outras unidades do município.
Fonte: G1

Nenhum comentário: