
Marluse Gomes da Silva será a primeira a ser vacinada em São Gonçalo Foto: Divulgação
Marcos NunesSão Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, deve começar a vacinar na próxima quarta-feira, às 10h. A primeira a receber a vacina na cidade é a auxiliar de enfermagem Marluse Gomes da Silva, de 54 anos. Funcionária concursada desde 1991, ela trabalha no Hospital Luiz Palmier, no Centro do município, e está na linha de frente na batalha contra o coronavírus. Marluse se emocionou ao saber ter sido escolhida para ser a primeira a receber a imunização.
— Como servidora pública, estou aqui desde 1991. Fiquei muito feliz de ter sido escolhida. Trabalho na linha de frente. A gente tem perda, mas também consegue salvar vidas. Quero continuar nesta luta — disse.
Depois da capital, que irá contar com 231.840 doses da vacina, Niterói é a cidade do estado que terá à disposição a maior quantidade da Coronavac nesta primeira fase da imunização . Com 400 idosos internados em abrigos e mais de 10 mil trabalhadores da área da saúde, ambos considerados do grupo prioritário para ser imunizado, o município receberá um total de 23.240 vacinas. A primeira a receber a dose na cidade será uma servidora municipal da saúde, que está na linha de frente da batalha contra o coronavírus.
Estão previstas que 54 unidades de saúde e sete hospitais municipais servirão como pontos de vacinação em Niterói. Idosos de 40 instituições serão vacinados por equipes de saúde. Já os profissionais da área serão vacinados em seus respectivos locais de trabalho. A cidade não cravou uma data para o início da vacinação, mas frisou que a imunização começará tão logo as vacinas sejam recebidas.
Mangaratiba, na Costa Verde, também aguarda a chegada da vacina no Rio de Janeiro para definir quando comecará a vacinação. Mas uma funcionária municipal da saúde, uma enfermeira, de 66 anos, que trabalha há 28 anos, será a primeira a ser imunizada na cidade. O município recebrá 1.290 doses e já decidiu qe a vacinação será itinerante, neste primeiro momento. Idosos acamados com mais de 75 anos e funcionários da saúde serão os primeiros a ser vacinados.
Já a Baixada Fluminense, região que reúne cerca de 4 milhões de habitantes, receberá 81.630 doses. Quatro municípios - Nova Iguaçu, São João de Meriti , Nilópolis e Duque de Caxias - receberão juntas uma quantidade total de 52.320. Dos quatro, Nova Iguaçu é a que poderá imunizar um número maior do grupo prioritário nesta primeira fase. A cidade terá à disposição 14.930 doses. Em seguida, aparece São João de Meriti, com 14.870, seguida de Nilópolis, com 11.290, e Duque de Caxias, com 11.230 doses. Belford Roxo, outra cidade importante da região, ficou apenas com 7.730. Quem menos poderá imunizar será Guapimirim, que terá 1.200 doses.
Algumas cidades já decidiram quando ou onde começará a vacinação. Em Belford Roxo, o grupo prioritário começará a ser vacinado às 10h,desta terça-feira, no hospital municipal da cidade. Em Itaboraí, a imunização está prevista para ter início nesta quarta-feira. O primeiro público a receber as doses serão idosos abrigados em instituições de longa permanência e profissionais de saúde. Cabo Frio, na Região dos Lagos, aguarda a chegada da vacina ao Rio de Janeiro para definir quando começará a imunização. Profissionais de saúde e 126 idosos que estão em instituições serão os primeiros a receber a vacina.
Fonte Extra


Nenhum comentário:
Postar um comentário