terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Com foco na inclusão, Rede Ceja abre matrículas para novos estudantes

Divulgação

Para se tornar aluno do Ensino Fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos e mais de 18 anos para o Ensino Médio.

Estão abertas, em todo o Estado do Rio de Janeiro, as matrículas para novos alunos que desejam ingressar na Rede Ceja - Centro de Educação de Jovens e Adultos. Essas escolas da rede estadual de ensino são administradas pela Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e voltadas para quem deseja concluir os ensinos Fundamental e Médio e está fora da idade escolar.

O processo continua totalmente on-line. A primeira etapa consiste na pré-matrícula, que deve ser feita no site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/. Depois é necessário encaminhar um e-mail para a escola onde o aluno deseja estudar anexando os documentos exigidos (a lista completa está disponível em www.cecierj.edu.br/rede-ceja/escolas/).

Para se tornar aluno do Ensino Fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos e mais de 18 anos para o Ensino Médio. Diferente das escolas tradicionais, onde existem aulas regulares, o estudante matriculado no Ceja estuda de acordo com sua disponibilidade por meio de uma plataforma on-line adequada para o ensino semipresencial. O aluno conta sempre com o apoio de professores no estudo das diferentes disciplinas, e o material didático é disponibilizado gratuitamente, em sistema de empréstimo, na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, destacou a importância da Rede Ceja na inclusão daqueles que estão fora da idade escolar.

- As nossas instituições educacionais estão voltadas para acolher e possibilitar aprendizagens significativas aos estudantes, sejam jovens ou adultos fora da idade escolar. É dando oportunidade de inclusão, respeito e incentivo que possibilitaremos a inclusão e concretização dos sonhos dos nossos alunos - afirmou o secretário.

O presidente da Fundação Cecierj, Jorge Roberto Pereira, destaca que a Rede Ceja oferece o ensino semipresencial desde a década de 70 e há 8 anos utiliza uma plataforma on-line adequada para essa modalidade, o que facilita a aprendizagem.

- O aluno da Rede Ceja encontra todas as possibilidades para terminar seus estudos, seja pela plataforma, ou com auxílio presencial dos nossos professores, além de toda equipe envolvida nessa importante iniciativa - comenta o presidente.

Como se matricular no Ceja:

- Veja qual é a escola mais perto de você. Acesse www.cecierj.edu.br/rede-ceja/escolas/.

- Fazer a pré-matrícula no site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/

- Após a pré-matrícula, o aluno deve encaminhar um e-mail para a escola onde deseja estudar enviando os documentos necessários.

- A confirmação da matrícula será realizada pelo mesmo e-mail que o aluno enviou os documentos.

- O aluno receberá a confirmação da matrícula com as seguintes orientações para iniciar seus estudos de casa:

- como e o que estudará;

- número de matrícula;

- vídeo explicativo de como acessar a plataforma on-line de ensino.

- Os documentos originais deverão ser apresentados, obrigatoriamente, quando a unidade escolar voltar a funcionar presencialmente.

- Em caso de dúvidas, o aluno pode entrar em contato, por telefone ou e-mail, diretamente com a escola pretendida.

Documentos necessários:

- Carteira de Identidade (RG)

- CPF

- Comprovante de residência atualizado

- Histórico Escolar ou declaração de escolaridade ou comprovação de aproveitamento do Enem ou Encceja, ou Provão dos Exames Supletivos

- Certidão de Nascimento ou de Casamento

- Certificado Militar (sexo masculino)
Fonte: Ascom RJ

Nenhum comentário: