Prefeitura espera receber novas doses do Instituto Butantan na próxima semana Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), usou suas redes sociais para avisar que o calendário de vacinação terá que ser interrompido a partir desta quarta-feira, dia 17. O município contava com a entrega de novo lote de imunizantes do Instituto Butantan nesta segunda-feira, dia 15, para continuar a campanha. A expectativa, agora, é de que mais doses cheguem na próxima semana.O calendário para apenas a partir de quarta-feira. Com isso, idosos com 84 anos podem procurar os postos nesta segunda-feira (15) e os com 83 anos têm atendimento amanhã, terça-feira (16). Na publicação, em suas redes sociais, Paes destacou o número de pessoas imunizadas até o momento:
"Recebi a notícia de que não chegaram novas doses. Teremos que interromper amanhã nossa campanha. Hoje vacinamos pessoas de 84 anos e amanhã de 83. Estamos prontos e já vacinamos 244.852 pessoas. Só precisamos que a vacina chegue. Nova leva deve chegar do Butantan na próxima semana.", escreveu o prefeito.
O secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, destacou que o calendário de vacinação teve adiantamento na aplicação das doses, em que a expectativa era vacinar pessoas acima de 75 anos até o fim deste mês. Em entrevista ao "Bom Dia Rio", da TV Globo, o secretário disse que a expectativa é de parar a vacinação nos idosos com 83 anos e retomar a programação na próxima segunda-feira, dia 22.
— Infelizmente, vamos ter que voltar para o calendário original porque a gente antecipou uma semana o calendário no Rio. Hoje a gente vacina o grupo de 84 anos e amanhã o grupo de 83. Interrompendo assim e retornando só na semana que vem quando a gente recebe mais doses do Instituto Butantan — afirmou Soranz.
Na última sexta-feira, dia 12, houve corrida aos postos de vacinação dado o medo de ficar sem atendimento. O secretário destacou que não é preciso ter pressa, pois as doses para atender ao público nesta segunda e na terça estão garantidas. Os demais devem aguardar.
— Então, essa antecipação de uma semana, ela deixa de existir e volta o calendário original. Hoje, 84 anos e amanhã de 83. De 82 para frente, só na semana que vem — destacou Soranz.
As pessoas imunizadas na primeira fase, como profissionais da linha de frente, receberão a segunda dose dentro do tempo previsto, uma vez que esse lote foi reservado, segundo Soranz. Esse grupo começa a ser atendido nesta segunda-feira, pelo idosos em instituições de longa permanência.
— A segunda dose está reservada. A gente começa já nessa segunda-feira a aplicar a segunda dose em alguns institutos de longa permanência de idosos, para os profissionais de saúde também que tomaram a primeira dose no dia 20 de janeiro, também terá aplicação dessa dose amanhã, dia 16 de fevereiro — disse o secretário.
Onde se vacinar
Os idosos com 84 anos e 83 anos — faixa etária a ser atendida na segunda, dia 15, e na terça-feira, dia 16, de carnaval — podem se vacinar em unidades municipais de saúde básica, como clínicas da família. O drive-thru do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, vai funcionar normalmente nestes dias, das 9h às 15h. A unidade do Engenhão, na Zona Norte, abre apenas amanhã, terça-feira. Já o posto da Uerj fica fechado.
Fonte Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário