sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Quissamã vai receber emenda de R$300 mil para centro de equoterapia

Divulgação 

Terapia tem presentado bons resultados no município

Reconhecido como uma experiência bem-sucedida, o serviço de equoterapia de Quissamã vai receber uma emenda de R$ 300 mil do deputado federal Vinicius Farah para a construção de um centro especializado. O recurso foi solicitado nesta quinta-feira (25/02), pela prefeita Fátima Pacheco em Brasília. Nesta semana, uma comitiva de Quissamã está na Capital em busca de investimentos para o desenvolvimento de diversas áreas do município.

O serviço de equoterapia é lotado no Programa de Saúde Mental, vinculado à Secretaria de Saúde, atendendendo crianças, adolescentes e adultos com patologias de alta complexidade, tais como transtorno invasivo do desenvolvimento, psicóticos, esquizofrênicos, encefalopatias crônicas, síndromes genéticas, etc. São atendidos 30 pacientes e seus familiares, no Parque de Exposições. A equipe de apoio é composta por psicólogo, fisioterapeuta e equitador.

— Queremos agradecer ao deputado Vinicius Farah por essa emenda que vai beneficiar um segmento tão importante para o nosso município. A equoterapia é essencial para o tratamento dos pacientes, por isso estamos buscando esse apoio para criar um novo espaço e, assim, aumentar a oferta desse serviço para a população. Com parcerias, vamos conseguir levar ainda mais qualidade para o setor da Saúde de Quissamã — disse a prefeita Fátima Pacheco.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. "Estamos com esse compromisso garantido com a cidade de Quissamã para a ampliação desse serviço tão importante para os pacientes. Vejo como um legado para toda a cidade", conta o deputado Vinicius Farah.

O serviço de equoterapia de Quissamã foi reconhecido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS) como experiência bem-sucedida no SUS. Além disso, em 2019, o segmento participou da 16ª Mostra ‘Brasil, aqui tem SUS’, que foi realizada no XXXV Congresso Conasems, em Brasília.
Fonte: Ascom

Nenhum comentário: