domingo, 28 de março de 2021

Campos completa 186 anos neste domingo, sem motivos para comemorar

Pandemia tirou o brilho do aniversário, mas mesas de debates on-line vão marcar o dia
Sr. André, sentado na Praça São Salvador, com o olhar perdido em meio ao cenário vazio e seus algodões doces escorados nos ombros (Foto: Josh)

O dia de hoje deveria ser de comemoração para os campistas, mas diante de uma pandemia mundial que levou da nossa cidade mais de oitocentas pessoas vítimas da Covid-19, o domingo é marcado por ruas vazias, comércio não essencial fechado e agonizando, alunos fora das escolas há mais de um ano e uma fase chamada de vermelha: alerta máximo de atenção. As tradicionais festas de comemoração que reuniam no calçadão do Centro de Campos, bolos enormes que eram fatiados na presença dos prefeitos (a) e autoridades religiosas e de classe do município, e ainda distribuídos ao público que se aglomerava atrás de uma faixa de isolamento para garantir um pedaço, ficaram apenas na memória do cidadão campista.

O cenário do dia 28 de março de 2021, jamais foi imaginado por qualquer pessoa, mesmo que esta fosse a mais pessimista.

O registro do último dia 22 de março, do fotógrafo Josh, retrata bem a realidade de milhares de trabalhadores campistas. Especialista em fotografias com celular, ele conta que está sempre com o aparelho em mãos e, neste dia, tinha ido ao Centro resolver questões do pai já idoso. Na volta pra casa, encontrou o Sr. André, sentado na Praça São Salvador, com o olhar perdido em meio ao cenário vazio e seus algodões doces escorados nos ombros.

“A cena me tocou e imediatamente saquei o celular e de dentro do carro mesmo fiz o click. Quando cheguei a casa, editei e postei na minha rede social”, conta Josh.

O que ele não imaginava era que a imagem não tocaria apenas o coração dele e sim e de muitas pessoas que resolveram numa corrente de solidariedade, ajudar aquele senhor. A repercussão foi enorme, a foto ganhou milhares de curtidas, repostagens e o senhor André, vendedor autônomo e sem nenhuma perspectiva de quando voltaria a vender seus doces, agora já pode contar com uma “vakinha” on-line que está batendo a meta de quase 5 mil reais em doações.

“Ver a quantidade de pessoas que se sentiram tocadas por essa imagem e encorajadas a ajudar este senhor, é algo realmente inspirador. Levamos alimentos para ele e recebemos auxilio jurídico, de serviço social e todos com intuito de ajudar”, comemora o fotógrafo.

“O momento é delicado e crítico, nos cuidemos e façamos a nossa parte! Nós, uns pelos outros sempre”, lembra Josh.

Março de 2020:
Em 24 de março de 2020, Campos registrava apenas um caso confirmado de Coronavírus e 16 casos suspeitos. Um ano depois a realidade é aterrorizante: 100% dos leitos ocupados, 24 pessoas na fila de espera de leitos de UTI e duas pessoas aguardando por leitos clínicos. Na última sexta-feira, 26, o município endureceu ainda mais as medidas. Serão mais sete dias com restrições mais duras que incluem a circulação de pessoas nas ruas, exceto para situações essenciais. As medidas serão mantidas até o dia 5 de abril, às 23h59.

“Quando fui eleito prefeito, foi para tomar decisões, mas não para prejudicar a cidade e setores. Estamos vivendo um momento de pandemia e temos que tomar as decisões necessárias para evitar um colapso maior para a cidade”, afirmou o prefeito Wladimir, justificando as restrições ao funcionamento de atividades econômicas não essenciais.
(Foto: Reprodução/Vídeo)

Prefeito pediu ao povo jejum e oração:
Em sua rede social, o prefeito Wladimir Garotinho conclamou a população a um momento de oração e jejum.

“Nós estamos enfrentando uma grande guerra. Um inimigo invisível, que saqueou nossa paz, gerando muita dor, medo, perdas irreparáveis. Nossa nação está de luto. Mas venceremos essa guerra exercendo nossa fé. Estou conclamando nosso povo, para juntos, no dia 04/04, Domingo de Páscoa, estejamos “ORANDO E JEJUANDO”. Pedindo a Deus sabedoria para vencermos essa batalha. Abençoando nossas famílias, nossa cidade, nosso estado, o Brasil, às nações. Que Deus nos livre desse mal. Que Deus console as famílias que perderam seus entes queridos. Que no domingo da ressurreição, Deus escute nossa oração! “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” 2 Crônicas‬

EU AMO CAMPOS!
Um totem de saudação na estrada de Campos, no lado sul da BR 101, está sendo construído, com acessibilidade para facilitar que pessoas com mobilidade reduzida possam subir para fazer fotos junto da inscrição “Eu Amo Campos”.
A estrutura está situada na área gramada no denominado Trevo do Índio. (Foto: Ascom)

Comemoração On Line na FCJOL:
Neste domingo (28) a passagem dos 186 anos da elevação de Campos à categoria de cidade terá mesas de debate, promovidas pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), com transmissão pelo canal da FCJOL no YouTube. Serão duas apresentações, realizadas às 10h e 18h, em formato de web conferência. As duas mesas terão as participações do prefeito, Wladimir Garotinho e da presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.


“Esperamos a comunidade, interagindo com as apresentações e conhecendo um pouco da rica história da nossa querida Campos dos Goytacazes. Será um domingo para ampliarmos nossos conhecimentos, dentro de nossas casas, preservando nossa saúde”, comenta a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

Os dados da Covid-19 contidos nessa matéria são referentes a última atualização da Prefeitura de Campos em 27/03.

Nenhum comentário: