terça-feira, 16 de março de 2021

Procon-SFI participa de mutirão nacional online de renegociação de dívidas


O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Francisco de Itabapoana (SFI) participa a partir desta segunda-feira (15) do “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas“, uma realização de Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

A coordenadora do Procon-SFI, Gilda Quintanilha, explicou que a ação é em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor e prossegue até dia 31, exclusivamente através da plataforma online de solução de conflitos.

“Através desta cooperação entre os demais gestores, vamos promover condições para que os consumidores possam reequilibrar as contas da casa e evitar a negativação”, afirmou.

A parceria entre ProconsBrasil e a Febraban, a partir da adesão das
instituições financeiras, vai viabilizar condições favoráveis ao
pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos
pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.

De acordo com Gilda, ao acessar a plataforma, o consumidor deve fazer o seu registro, quando receberá um login e senha. Neste momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o
consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon-SFI orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil.

Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o órgão através do telefone (22) 2789-2626.

AsCom SFI

Nenhum comentário: