terça-feira, 23 de março de 2021

Professora vítima de Covid: diretora de escola discorda do Sepe e diz que não há contaminação na unidade

Maria José Pereira era pedagoga da E.M. Alcindor Bessa; ela morreu no domingo e foi sepultada nesta segunda-feira (22)


Pátio da Escola Municipal Alcindor Bessa, no Turfe-Clube (Foto: Carlos Grevi)

O corpo da pedagoga Maria José Pereira foi enterrado no Cemitério do Caju, em Campos, na tarde desta segunda-feira (22). Ela testou positivo para Covid-19 no dia 8 deste mês. Foi hospitalizada no dia 14, e morreu no domingo (21). A direção da Escola Municipal Alcindor Bessa discorda da informação do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), que afirmou que a servidora se contaminou após voltar ao trabalho presencial na unidade (Leia aqui). A Secretaria de Educação também se manifestou por meio de nota.
Maria José Pereira foi sepultada nesta segunda-feira; ela tinha 63 anos (Reprodução)

Segundo o Sepe-Campos, Maria José era diabética, teve duas paradas cardíacas e embolia pulmonar. “Embora fosse do grupo de risco, ela retornou ao trabalho por força do decreto municipal com convocação dos servidores acima de 60 anos de retorno ao trabalho presencial”, afirmou o sindicato. A reportagem do Terceira Via entrou em contato com a diretora da escola para que comentasse a afirmação do órgão. Ela pediu para que não tivesse o nome publicado.

“Lamentamos a perda da colega de trabalho. Ela esteve na escola pela última vez no dia 22 de fevereiro. Soube que estava com Covid no dia 8 de março. Ela dizia que sabia que não tinha se contaminado no ambiente de trabalho, pois quase não ia à unidade. Trabalhava remotamente. Temos feito atividades híbridas (presenciais e à distância). Ela optou em não assinar termo para trabalhar apenas remotamente, pois exercia várias atividades externas como ida a supermercado, tratamento de RPG, e frequência na igreja, pois era evangelizadora. Não temos nenhum caso de pessoa infectada na escola. Ninguém ficou doente no ambiente escolar. Trabalhamos sem aglomeração”, disse a direção.
Graciete Nunes é diretora do Sepe-Campos (Arquivo)

A Escola Municipal Alcindor Bessa fica no bairro Turfe-Clube. Há cerca de 30 profissionais de educação em atividades. A unidade possui 315 alunos matriculados. A diretora do Sepe, Graciete Nunes, voltou a dizer que Maria José Pereira esteve outras vezes na escola. “O vírus é invisível. Como saber onde ele está? O deslocamento de casa para o trabalho também se inclui. A orientadora pedagógica não se contaminou em 2020 quando esteve trabalhando em home office”, comentou. O Sepe voltou a criticar o decreto municipal que convocou de volta ao trabalho presencial servidores com mais de 60 anos.

“Convocar uma pessoa para retornar ao trabalho em escola, local frequente de algum tipo de aglomeração, é diferente de quem precisa ir a padaria ou mercado, com tempo de permanência relativamente curto se compararmos a atividade presencial em uma unidade de ensino”, disse Graciete.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) lamentou a morte da servidora municipal. Afirmou que considera “boatos de que servidores acima de 60 anos tenham sido obrigados a atuarem presencialmente nas unidades escolares do município”.

O Decreto 059/2021 da Prefeitura, publicado no dia 10 de fevereiro, afirma que “todos os servidores com comorbidades, acima de 60 anos e/ou do grupo de risco estão dispensados de atuarem de forma presencial nas escolas e podem exercer suas funções de forma virtual. Para isso, os servidores que se enquadram nesses casos devem preencher um formulário informando a situação e solicitando autorização para o trabalho remoto. Essa informação foi enviada a todas as unidades escolares, por meio de ofício circular 01/2021 da Seduct. O formulário pode ser solicitado na própria escola ou no setor de RH da Seduct”, disse em nota.

“Além disso, não é possível afirmar que esse caso de contaminação teve origem dentro da escola, pois nenhum outro caso foi registrado até o momento nesta unidade”, afirma a Seeduct.
Fonte Terceira Via

Nenhum comentário: