quinta-feira, 18 de março de 2021

São João da Barra entrará na fase vermelha

Número de casos da Covid-19 cresceu na cidade

Reprodução

A informação foi divulgada através das redes sociais da prefeita.

A Prefeita Carla Machado falou nesta quarta-feira (17) sobre as novas medidas que serão adotadas em São João da Barra a partir deste final de semana, devido à crescente do número de casos de Covid-19 no município.

Trata-se de um lockdown parcial para conter a propagação da doença. A Chefe do Executivo disse que a cidade entrará na fase vermelha.

“Um decreto, hoje, vai sair, restringindo o funcionamento do comércio e eu vou passar a palavra para o nosso secretário municipal de saúde”, disse Carla Machado, ressaltando que a cidade entrará na fase vermelha. Ela passou a palavra para o Secretário de Saúde, Sávio Sabóia, que deu mais detalhes.

"Somente os serviços essenciais funcionarão normalmente no fim de semana, mas bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais deverão estar fechados, no sábado e domingo. Uma série de medidas será publicada no Diário Oficial visando o final de semana. O final de semana foi escolhido porque o município é turístico e há um aumento no número de pessoas na cidade durante o final de semana, mais no sábado e domingo. O único objetivo (do lockdown parcial) é a prevenção da vida do sanjoanense", disse Sabóia.

Carla enfatizou que a medida adotada por São João da Barra trata-se de restrição e não lockdown: "Restrição, não é lockdown, mas não descartamos. É restrição, não lockdown", ressaltou.

Na fase vermelha adotada no Brasil, podem funcionar farmácias, mercados, padarias, posto de combustíveis, meios de transporte coletivo, pousadas e outros serviços de hotelaria.

Todos os demais estabelecimentos comerciais devem fechar as portas, podendo reabrir apenas na segunda-feira.

CDL SÃO JOÃO DA BARRA EMITE NOTA SOBRE O LOCKDOWN PARCIAL

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São João da Barra (CDLSJB) emitiu nota oficial na noite desta quarta sobre o município ter adotado medidas mais rígidas, ou o conhecido lockdown parcial.

“A CDLSJB, entidade que representa os lojistas de São João da Barra, reconhece o momento delicado que a região vive, e diante dos fatos ora apresentados, solicitou uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde, realizada na tarde desta quarta-feira (17), para tratar do, até então, possível lockdown.

A CDLSJB (Câmara dos Dirigentes Lojistas de São João da Barra) afirmou, nesta tarde que compreende o novo fechamento do comércio sanjoanense, e pede à prefeitura intensificação das ações de combate à Covid-19.

O presidente da entidade, Luciano Barreto, reconhece que o fechamento é justificado pelo “maior pico da pandemia no país e que a conta do carnaval chegou". Ele alega, também, que é preciso reunir esforços para que seja possível salvar vidas, mas lamenta que isso precise acontecer.

A entidade, diante da ação da Prefeitura, fez três reivindicações ao Executivo sanjoanense: a abertura de leitos de UTI de estabilização pediátricos; intensificação das fiscalizações, em especial em toda Orla, pois é o atrativo maior; e a ampliação do diálogo entre as entidades comerciais e o Poder Executivo”.
Fonte: Ozk

Nenhum comentário: