terça-feira, 16 de março de 2021

SFI marca presença na reunião do Cidennf em Italva


São Francisco de Itabapoana (SFI) esteve presente na visita da equipe técnica do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), na sexta-feira (12). Durante o encontro, no Gabinete do prefeito de Italva, Léo Pelanca, foram discutidos os projetos de interesse regional, seguindo acordo firmado nas últimas reuniões das Câmaras Técnicas de Agricultura e Turismo. ⁣ 

“Entre os assuntos discutidos na área da Agricultura, algumas pautas definidas em comum, como a continuação da reunião sobre a regularização fundiária e a questão da legalização dos pequenos produtores rurais visando a venda de merenda através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para o Governo do Estado. Representantes da Copafi (Cooperativa da Agricultura Familiar de Italva), que já comercializa seus produtos para a rede estadual de ensino, também participaram da reunião”, revelou o secretário de Agricultura e Abastecimento de SFI, Enaldo Barreto, que também é coordenador da Câmara Técnica Setorial da Agricultura do Cidennf.

 A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou a importância das duas iniciativas para os produtores rurais. “A regularização fundiária é uma necessidade para os moradores dos municípios que eram distritos e foram emancipados, como é o caso de SFI, Italva e Cardoso Moreira, por exemplo. Já a questão da regularização dos pequenos produtores será uma oportunidade a mais para o homem do campo comercializar a sua produção, aumentando a sua renda”, ressaltou a prefeita. 

Na pauta ainda da visita, o andamento do Projeto Rota Caminhos do Açúcar, que objetiva fortalecer o turismo regional por intermédio da valorização dos aspectos histórico, cultural, de pertencimento e incremento de receita nos oito municípios consorciados, além do Programa Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que está em fase de estruturação para a implantação no Cidennf, que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade (ausência de contaminantes biológicos, químicos ou físicos) e segurança alimentar, abordando a adequação e validação da legislação, uma das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).⁣ 

O secretário executivo do Cidennf, Vinícius Viana, informou que todos os municípios consorciados receberão as visitas técnicas do Cidennf. “É necessário este alinhamento direto com os secretários desses municípios, para que tenhamos informações mais precisas”, disse Viana.⁣ Participaram também do encontro o chefe de Gabinete e os secretários de Agricultura, de Meio Ambiente e de Cultura do município anfitrião, além de representantes do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), polo regional de Italva. 
Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário: