quinta-feira, 29 de abril de 2021

Chuva forte causa deslizamento em morro na cidade do Rio

Casas foram interditadas no Pavão-Pavãozinho. moradores precisaram ser retirados pela Defesa Civil durante a madrugada

Região atingida no Rio de Janeiro (Foto:Reprodução TV Globo)

Um deslizamento na comunidade do Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (29) fez com que a Prefeitura do Rio interditasse quatro casas. De acordo com os moradores, uma mulher precisou ser resgatada pois não conseguia sair.

Segundo um morador, ela ficou presa após tentar resgatar os cachorros e dez famílias estariam desalojadas. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Light e a Secretaria Municipal de Assistência Social estiveram no local.

As sirenes do Pavão-Pavãozinho foram acionadas às 23h30. Elas também deram o alerta sobre o temporal em outras comunidades de bairros próximos, como no Cantagalo, no Morro dos Cabritos, na Babilônia e no Chapéu Mangueira.

A cidade está em estágio de atenção desde às 23h40 de quarta-feira (28) por causa da chuva.

Bolsões d’água
A Zona Sul do Rio foi uma das regiões mais atingidas pelo temporal, com registro de alagamento em várias ruas. Entre as vias que registraram transtornos foram a Rua Bulhões de Carvalho, próximo da descida do Pavão-Pavãozinho, e na Rua Djalma Ulrich. As ruas Santa Clara e Barata Ribeiro também chegaram a ficar parcialmente interditadas.

Pontos de alagamento também foram registrados nas ruas Marquês de Olinda, em Botafogo; na Av. Pasteur, na Urca; e na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, há núcleos de chuva espalhados pela cidade e pelo mar. Deve chover ao longo de todo o dia. —
Ruas ficaram alagadas com a forte chuva na capital (Reprodução)

Alerta Rio

Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, há núcleos de chuva espalhados pela cidade e pelo mar. Deve chover ao longo de todo o dia. O registro de chuva das estações meteorológicas ficou entre 5 mm e 20 mm. O Alto da Boa Vista e a Ilha do Governador registraram 8 mm. A Rocinha e o Jardim Botânico tiveram 10 mm.

O dia terá predomínio de céu nublado, com previsão de chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento do dia. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas permanecerão estáveis em relação a quarta, com mínima de 18°C e máxima de 28°C.

Av. Niemeyer
A Avenida Niemeyer foi fechada por precaução às 22h50. O trecho interditado é entre a Av. Delfim Moreira e o Hotel Sheraton.

O fechamento aconteceu devido ao registro de 13 mm/h, na estação Vidigal do Sistema Alerta Rio. A via segue liberada ao tráfego no trecho entre São Conrado e o Hotel Sheraton, onde equipes da prefeitura estão posicionadas para realizar eventuais bloqueios.

Recomendações da Prefeitura do Rio
A Prefeitura do Rio recomenda que a população evite deslocamentos desnecessários durante a chuva e que os moradores de áreas com sirenes acionadas permaneçam em locais seguros.

A prefeitura recomenda as seguintes ações preventivas:

Não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva;
Evite áreas sujeitas a alagamentos ou deslizamentos;
Não force a passagem de veículos em áreas aparentemente alagadas;
Em casos de ventos fortes ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;
Em pontos de alagamento, evite contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados;
Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;
Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;
Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal;
Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Fonte: Portal G1

Nenhum comentário: