quinta-feira, 22 de abril de 2021

Fiocruz vai entregar 5 milhões de vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira

Fundação informou que precisou alterar o plano de distribuição das doses por questões de logística

Helicóptero do Governo do Estado que fez a entrega de lotes de vacinas. (Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que a nova entrega com 5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca será realizada nesta sexta-feira (23). Ao contrário do que havia sido anunciado anteriormente, em que foi informado que a primeira remessa seria despachada pelo Ministério da Saúde ainda nesta quarta-feira (21), a Fiocruz precisou modificar o calendário.

Por questões de logísticas, relacionadas à distribuição das vacinas, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS), em acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Fiocruz decidiram que as entregas semanais de vacinas da Fundação passarão a ocorrer, a partir desta semana, sempre às sextas-feiras.

Segundo a Fundação, estava previsto a chegada de 4,7 milhões de doses de vacina, mas houve um aumento de 300 mil doses para a nova remessa.

Fiocruz vai entregar 18 milhões de vacinas até o final de abril
O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse no domingo (18), por meio de uma rede social, que a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) vai entregar 18 milhões de vacinas contra a covid-19 até o final de abril. Desse total, segundo o presidente, serão entregues 4,6 milhões de doses ainda nesta semana e mais 6,7 milhões na outra semana.

Na sexta-feira (16) a Fiocruz já havia entregue mais 2,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além das 2,8 milhões liberadas na sexta-feira, 2,2 milhões já haviam sido entregues na última quarta-feira (14).

O presidente disse ainda que a previsão é que o volume de entrega de imunizantes cresça nos próximos meses e que no segundo semestre de 2021, a Fiocruz deve entregar 110 milhões de doses da vacina.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário: