quinta-feira, 29 de abril de 2021

GNA realiza Audiência Pública para apresentar projeto e estudos ambientais da Unidade de Processamento de Gás Natural e do Gasoduto de Integração Norte Fluminense

Mais de 250 pessoas assistiram ao debate, transmitido ao vivo nas rádios locais e no site da companhia

A GNA - Gás Natural Açu - realizou na noite de ontem, (28/4), uma Audiência Pública para apresentar o projeto e os estudos ambientais da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) e do Gasoduto de Integração Norte Fluminense (GASINF). Na ocasião, aproximadamente 250 pessoas, entre autoridades locais, moradores, professores e especialistas assistiram ao debate, que foi transmitido ao vivo no site da GNA e em rádios da região. A empresa também montou uma estrutura física de apoio na comunidade quilombola Lagoa Fea, em Campos dos Goytacazes, para que todos os interessados pudessem acompanhar o evento em tempo real. A audiência seguiu os protocolos de saúde e segurança, validados pela consultoria do Hospital Albert Einstein, visando evitar contaminação da Covid-19, e foi a primeira do país a ser realizada em formato híbrido.

Na ocasião, o gerente geral de Sustentabilidade da GNA, João Teixeira, explicou ao público que a UPGN e o GASINF fazem parte dos planos da GNA para o desenvolvimento de um Hub de Gás e Energia, no Porto do Açu. João acrescentou que os projetos têm como objetivo oferecer alternativa para o escoamento do gás natural produzido nas Bacias de Campos e Santos, bem como atrair investimentos e indústrias para a região.

Além de esclarecer as dúvidas sobre o projeto, Teixeira também falou sobre as futuras oportunidades de empregos. “O empreendimento prevê a geração de mais de três mil empregos diretos durante o pico das obras. O nosso objetivo é priorizar os moradores locais, assim como fizemos durante as obras da UTE GNA I, combinando a qualificação profissional e contratação. Nos últimos três anos, nossos empreendimentos geraram mais de 12 mil empregos”.

Primeira Audiência Pública em formato híbrido do país

A Audiência Pública organizada pela GNA foi a primeira em formato híbrido realizada no país, sendo transmitida de forma virtual e presencial, a partir do ponto de apoio instalado na comunidade quilombola de Lagoa Fea. Ela foi autorizada por meio de deliberação da Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), nº 6.463, de 06/04/2021, e seguiu todos os ritos previstos nos normativos.

O evento foi coordenado pela Mesa Diretora composta pelo presidente da Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), Maurício Couto; Coordenador da Coordenadoria de Estudos Ambientais (COOEAM), Leonardo Daemon; coordenador do Grupo de Trabalho do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Breno Pantoja; gerente geral de Sustentabilidade da GNA, João Teixeira; e pela Gerente do Projeto da Ecology (consultoria contratada pela GNA para realizar os estudos de impactos ambientais), Raphaela Ferreira.

Durante o evento, os participantes enviaram perguntas e sugestões por aplicativo de mensagem, ligação gratuita, pelo site da GNA (via formulário ou pedido de uso da palavra durante a audiência) e os moradores da comunidade quilombola Lagoa Fea que acompanharam a audiência pelo ponto de apoio registraram suas perguntas por escrito as quais foram direcionadas a mesa Diretora e respondidas ao vivo, além de terem a opção de fazer uso da palavra. As perguntas foram coordenadas pela presidência da Mesa Diretora. O vídeo da Audiência Pública ficará disponível no canal do YouTube da GNA por dez dias.

De acordo com o Artigo. 14, § 2º da Resolução CONEMA nº 35/2011, a população terá ainda dez dias úteis, a partir de hoje, 29/4, para enviar perguntas, documentos, sugestões e críticas adicionais sobre o projeto para os seguintes canais:

CEAM – Coordenadoria de Estudos Ambientais

e-mail: ceam@inea.rj.gov.br
CECA - Comissão Estadual de Controle Ambiental
e-mail: ceca@ambiente.rj.gov.br ou ceca.ambiente@yahoo.com.br

Sobre a GNA

A GNA – Gás Natural Açu é uma joint venture formada pelas empresas Prumo Logística, bp, Siemens e Spic Brasil dedicada ao desenvolvimento, implantação e operação de projetos estruturantes e sustentáveis de energia e gás. A empresa constrói no Porto do Açu um parque termelétrico a gás natural. O projeto compreende a implantação de duas usinas térmicas movidas a gás natural (GNA I e GNA II) que, em conjunto, alcançarão 3 GW de capacidade instalada. Juntas, as duas térmicas irão gerar energia suficiente para atender cerca de 14 milhões de residências. Além das térmicas, o projeto compreende um Terminal de Regaseificação de GNL (Gás Natural Liquefeito), com capacidade de processar 21 milhões de metros cúbicos/dia.

vanessa carmo | pr manager 
máquinacw | grupo bcw brasil

+55 21 3478 3102 | c: +55 21 9 9845-1633 | website


Nenhum comentário: