quarta-feira, 14 de abril de 2021

Niterói dá início a barreiras sanitárias nos acessos à cidade nesta quarta-feira

Congestionamento em vias de acesso a Niterói na manhã desta quarta-feira (14) com início das barreiras sanitárias Foto: TV Globo / Reprodução/Extra

Niterói deu inícios às barreiras sanitárias na manhã desta quarta-feira, dia 14, como parte das medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 no município da Região Metropolitana do Rio. As barreiras foram montadas em quatro pontos principais de entrada da cidade. O esquema já causa longos congestionamentos na divisa com outros municípios.

Às 8h03, a Ecoponte, que administra a Ponte Rio-Niterói, divulgou que há retenção no sentido Niterói do pedágio às saídas para Alameda São Boaventura, Jansen de Melo e Feliciano Sodré. As três vias têm barreiras sanitárias. O tempo de travessia é de 17 minutos.

Ainda no começo da manhã, como mostrou o "Bom Dia Rio", da TV Globo, a BR-101 tinha mais de 10km de congestionamento. Desde São Gonçalo o motorista encontra o trânsito intenso, com trechos com lentidão e pontos praticamente parados.

Motoristas e passageiros têm a temperatura aferida e, caso seja constatada febre, um dos sintomas da Covid-19, o acesso é negado.

Ocupação de leitos
A instalação de barreiras sanitárias reforça as medidas mais restritivas adotadas nas últimas semanas pela prefeitura. Nesta segunda-feira, dia 12, a cidade adotou um novo decreto com diretrizes para o combate à propagação da Covid-19. Para o prefeito Axel Grael, as cidades do entorno também devem implementar medidas restritivas.

De acordo com um levantamento do Monitora Covid-19, iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desde março de 2020, Niterói teve mais de 37% de seus leitos ocupados por pacientes com coronavírus vindos de outros municípios. Nas internações em UTI, esse número chega a quase 40%.

"Hoje, 20% dos leitos de Niterói são ocupados por pacientes que vêm de São Gonçalo. A falta de medidas dos municípios vizinhos afeta Niterói, por isso nosso apelo para que também façam a sua parte. Estamos fazendo o que precisa ser feito. Não podemos perder todo o nosso esforço até agora”, disse Axel Grael.

Vacinação suspensa
A medida restritiva tem início um dia depois de Niterói alcançar a marca de 1.001 mortos pela Covid-19, segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), na terça-feira, dia 13. A cidade soma 32.422 diagnosticados com coronavírus. Enquanto isso, o calendário de vacinação para primeira dose foi suspenso no município. A imunização deve ser retomada assim que chegar novo lote enviado pelo Ministério da Saúde. Hoje, 113.565 pessoas receberam a primeira dose da vacina.

Novas restrições
No sábado, dia 10, o decreto publicado pelo prefeito Axel Grael, válido até 18 de abril, traz uma série de novas medidas para Niterói. Mercados, lanchonetes e restaurantes têm taxa de ocupação; e segue proibido banho de sol e de mar nas praias, bem como o funcionamento de espaços de entretenimento, como museus, teatros e cinemas. Veja pontos do novo decreto:

Aulas presenciais permitidas somente para a rede de educação infantil. Nos ensinos fundamental, médio e superior, apenas aulas remotas estão autorizadas.

Supermercados e mercados podem funcionar com taxa de ocupação de 50%, das 6h às 23h, exclusivamente para venda de itens de alimento, bebida, higiene e limpeza; as demais áreas devem ser fechadas ao público. Os estabelecimentos com serviço de delivery devem dar preferência ao atendimento de pessoas de 60 anos ou mais, realizando as entregas no prazo máximo de 48 horas.

Continuam suspensos o funcionamento de boates, museus, bibliotecas, cinemas, teatros, salões de beleza, barbearias, clubes, quiosques e academias.

O banho de sol e de mar nas praias permanece proibido.

Lanchonetes e cafeterias, das 8h às 20h, com taxa de ocupação de 30%; restaurantes e bares, das 11h às 21h, com ocupação de 50%. Esses estabelecimentos podem funcionar somente entre quinta-feira e domingo.
Fonte Extra

Nenhum comentário: