
A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde informou, nesta quarta-feira (26) que está suspensa a aplicação da 2ª dose da vacina CoronaVac por falta de doses. A informação pegou os campistas de surpresa já que há duas semanas, quando chegaram 7.700 unidades deste imunizante, a Prefeitura de Campos informou que a fila de pessoas que aguardava para tomar a segunda dose quase zeraria (Veja aqui). Mais de 600 pessoas ainda estão na fila a espera de tomar a segunda dose.
De acordo com o diretor da Atenção Básica, Rodrigo Carneiro, as doses da CoronaVac restantes estão sendo destinadas para as gestantes e puérperas para 1ª e 2ª doses, obedecendo a recomendação do Ministério da Saúde e a nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde. “Reservamos ainda uma pequena quantidade de doses no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie)”, ressaltou Rodrigo Carneiro.
Segundo a prefeitura, entre 20 de janeiro e 24 de maio, 45.917 pessoas foram vacinadas com a Coronavac. Deste total, 45.302 já tomaram a 2ª dose. Mais de 600 vão continuar na fila até a chegada de mais imunizantes.
“Informamos ainda que devido às perdas de vacina nos frascos multidoses da CoronaVac, entorno de 10 %, reserva de 1ª e 2ª doses para imunização das gestantes conforme última nota técnica do Ministério da Saúde e disponibilização de doses para reserva técnica do CRIE (Centro de Referência de Imunobiologicos Especiais) ainda há um déficit de pessoas com pendência da 2ª dose do imunizante e com o esquema vacina incompleto. A subsecretaria orienta essas pessoas de que não precisam ficar preocupadas, pois serão imunizadas assim que nova remessa de CoronaVac chegar ao município. A Subsecretaria fez nesta terça-feira (25) a solicitação de doses extras ao Governo do Estado para concluir o esquema vacinal para quem ainda não tomou a 2ª dose.
Terceira Via/Show Francisco


Nenhum comentário:
Postar um comentário