terça-feira, 25 de maio de 2021

Covid: Campos pretende reduzir faixa etária de comorbidades nos próximos dias de vacinação

Subsecretário de Vigilância afirmou ainda que objetivo é vacinar pessoas acima de 18 anos com comorbidades o mais breve possível

Charbell Kury, subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção em Saúde de Campos

Ainda nesta semana pessoas com menos de 45 anos devem ser vacinadas contra a Covid-19, em Campos. Esse é o objetivo da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância, Promoção da Saúde de Campos, segundo informou o subsecretário Charbell Kury em entrevista à imprensa na manhã desta segunda-feira (24), após chegada das primeiras doses da vacina da Pfizer em Campos. A intenção é vacinar estas pessoas justamente com a vacina da Pfizer e acelerar o ritmo para este público com comorbidades.

“Nós agora temos 5 dias para usar essas doses que chegaram hoje e vamos usar preferencialmente nas pessoas que a gente desceu de faixa, que são atualmente as comorbidades acima de 45 anos. Pretendemos ainda nesta semana abaixar ainda mais a faixa de idade do público com comorbidades. Vamos esperar hoje e amanhã para ver qual vai ser o ritmo da vacinação”, explicou Charbell, que completou. “Nosso objetivo é chegar em quem tem comorbidades até os 18 anos. Quando a gente chegar em 18 anos, nosso trabalho com as comorbidades vai estar encerrado e completo”. Uma pequena parte da vacina da Pfizer também deve ser usada nas gestantes.

Pouco tempo – As vacinas da Pfizer que chegaram a Campos nesta segunda não vieram congeladas e por isso devem ser usadas em menos tempo. “O manual da Pfizer diz que depois que descongeladas, elas não podem ser congeladas novamente. Nossa expectativa é que as próximas doses venham congeladas para que a gente armazene direto nos freezers de – 80 ºC da Uenf e tenha mais tempo para o planejamento”, explicou.
Terceira Via/Show Francisco


Nenhum comentário: