quarta-feira, 5 de maio de 2021

Nova variedade de abacaxi orgânico apresentada em reunião interna do Cidennf


 Durante reunião interna na sede do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), no município de Campos dos Goytacazes, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Francisco de Itabapoana (SFI), Enaldo Barreto, que também é coordenador da Câmara Técnica Setorial da Agricultura do Cidennf, recebeu na segunda-feira (3) o produtor rural e agrônomo Heraldo Meireles Pessanha. 

Uma nova variedade de abacaxi orgânico, levada pelo visitante, poderá fazer parte de um programa para beneficiar as cidades integrantes do Consórcio. “Recebemos o produtor, que é da localidade de Imburi, zona rural de SFI, e junto com o diretor de Programas, Projetos e Integração do Cidennf, Ezio Tavares, conhecemos a variedade de abacaxi orgânico desenvolvida na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Heraldo levou os frutos, que além de serem produzidos sem nenhum tipo de agrotóxico, tem padrão diferenciado”, revelou Enaldo.

O abacaxi BRS Imperial é uma cultivar resultante do cruzamento de Perolera com Smooth Cayenne. A planta desta variedade tem porte médio e apresenta folha de cor verde-escuro, sem espinhos nas bordas. O fruto é cilíndrico, casca de cor amarela na maturação e peso médio de 1,3 a 1,6 kg. A polpa é amarela, com elevado teor de açúcar, acidez baixa e excelente sabor. 

O projeto prevê para os municípios do Norte Fluminense a introdução da variedade, que é resistente à fusariose, doença causada por fungos, que quando afeta a plantação provoca grandes perdas econômicas. “O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva, aumentar a produtividade, a qualidade e a renda do produtor, melhorando a qualidade de vida dele, reduzindo o uso de agrotóxicos, possibilitando o acesso ao mercado externo e a introdução da cultura no mercado de orgânicos. 

No mês passado foi montado em SFI um ensaio agronômico na Fazenda Taquarussu com sete híbridos que ainda serão lançados pela Embrapa, todos resistentes à fusariose, que somados à Pérola, BRS Imperial e Smooth Cayenne, compõem o maior ensaio até o momento (o 1º ensaio no Baixo Sul da Bahia, em 2017-2018, teve oito genótipos)”, explicou o agrônomo Heraldo. 

O diretor de Programas, Projetos e Integração do Cidennf resumiu o resultado da reunião. “Tratamos neste encontro de levarmos esta discussão para a próxima reunião remota da Câmara Técnica Setorial da Agricultura do Cidennf, na 2ª quinzena de maio, para tentarmos aprovar um programa que seja um multiplicador, não apenas em SFI, mas de outros municípios que compõem o Consórcio na região e que têm produção de abacaxi, como por exemplo, Campos dos Goytacazes e Quissamã”, ressaltou Tavares. 

Reunião do Cidennf em SFI – No próximo dia 13 de maio, o Cidennf realizará uma reunião em SFI, às 9h, na sede da prefeitura. Durante o encontro, haverá apresentação de sensibilização e conscientização da Agricultura, através do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), e do projeto turístico regional Rota Caminhos do Açúcar. 
AsCom SFI

Nenhum comentário: