segunda-feira, 24 de maio de 2021

Secretarias de Agricultura e de Educação de SFI levam Educação Sanitária às escolas rurais

Através de parceria da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por intermédio das secretarias municipais de Educação e Cultura (SMEC) e de Agricultura e Abastecimento, com o Governo do Estado, nesta sexta-feira (21), estudantes do 5° ano do ensino fundamental de quatro unidades escolares municipais receberam o kit do Projeto Educação Sanitária nas Escolas Rurais (Peser). O material foi disponibilizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA/RJ), por meio da Superintendência de Defesa Agropecuária.


Foram contemplados alunos da Escola Municipal (E.M.) Anibal Abreu Viana, em Buena; E.M. Laudelina da Silva Moreira, em Macuco; E.M. Manoel Alves de Carvalho, em Praça Imaculada e da E.M. Manoel Gomes da Silva Lemos, em Morro Alegre. As aulas acontecerão de modo remoto, sendo as professoras foram capacitadas e habilitadas para ministrar todo o conteúdo educacional.

“É um projeto importantíssimo para o município, pois trata de assuntos do dia-a-dia dos moradores da área rural e que precisam ser disseminados para a população. A intenção é que nossos alunos, além de conhecedores, sejam transferidores desses conhecimentos para outras pessoas”, explicou a coordenadora-geral da SMEC, Giselle Pessanha.

Além de uma bolsa reciclável para o acondicionamento, o material educativo aborda sobre febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, alimentos seguros, teníase e a utilização de defensivos agrícolas.

“As cartilhas esclarecem os principais aspectos socioeconômicos das doenças, seus sinais clínicos, transmissão, riscos, manejo na vacinação dos animais, prejuízos e prevenção, estado saudável dos alimentos e a importância do uso correto dos agrotóxicos, além do destino correto das embalagens em prol do meio ambiente e da saúde coletiva”, completou Pessanha, que acompanhou as entregas em duas das escolas.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, “o fato de a SMEC estar responsável pela aplicação deste projeto é motivo de comemoração, pois é louvável a possibilidade de aprimorar a realidade rural do município”. Por fim, Santana enfatizou o desejo da ampliação do Peser para outras escolas municipais.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou a parceria com o Governo do Estado e a importância de oferecer aos alunos da área rural a possibilidade de adquirir conhecimentos específicos da realidade vivida pelos moradores do interior do município.

Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário: