A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Rio de Janeiro foi prorrogada até a próxima terça-feira (15). Em São Francisco de Itabapoana (SFI), a meta é vacinar 90% dos bovinos e bubalinos de todas as idades.
A decisão de prorrogar o prazo foi do Governo do Estado, responsável por duas campanhas que ocorrem em maio e novembro.O veterinário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Reinaldo Moreira destaca a importância dos pecuaristas realizarem a imunização para erradicar a doença. “Apenas um registro afetaria a comercialização em toda a região. Somente com a vacina garantimos a imunidade do gado. Em relação à raiva, a gente ainda tem casos não identificados, já que muitas vezes o proprietário perde o animal, mas não realiza o exame para determinar a causa da morte”, afirmou.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Enaldo Barreto, a declaração de vacinação precisa ser entregue ao órgão até 25 de junho, através do WhatsApp (22) 2789-1397. Nos casos de compra da vacina pelos pecuaristas, é necessário encaminhar também a nota fiscal da dose.
“Estamos dando total atenção aos nossos criadores, atendendo as orientações da prefeita Francimara Barbosa Lemos. Além de evitarmos as perdas dos animais, contribuímos para mantermos a economia forte na área rural do município”, destacou, acrescentando que oito mil doses foram distribuídas gratuitamente pela prefeitura, sendo quatro mil contra raiva e quatro mil contra a febre aftosa. Os imunizantes foram direcionados a criadores do município com até 30 animais.
AsCom SFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário