segunda-feira, 7 de junho de 2021

Gabinete de crise mantém Campos na fase amarela e sem novas flexibilizações

Autoridades em saúde afirmam que tendência é que nas próximas semanas os casos oscilem, mas não ao ponto de alterar a fase

(Foto: Arquivo)

O município de Campos permanece na fase amarela do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais e ainda sem novas flexibilizações. A definição foi divulgada na manhã desta segunda-feira (7) durante reunião do Gabinete de Crise da Prefeitura de Campos e deve ser publicada em Diário Oficial ainda hoje. Segundo o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Proteção da Saúde, Charbell Kury, a tendência é que nas próximas semanas os casos oscilem, mas não ao ponto de alterar a fase.

“Não dá pra dizer que vamos ter a terceira onda aqui em Campos, mas podemos ter momentos em que a gente vai reduzir flexibilizações. É uma possibilidade. A transmissão aumentou um pouco, entretanto, essa faixa etária que a gente está identificando é jovem, e a estimativa é de ocupar leito clínico mais do que CTI. Continuamos no platô amarelo, mas precisamos nos manter sempre em alerta”, afirmou Charbell.

Terceira onda não deve chegar
Ainda durante a reunião, Charbell justificou a expectativa de que Campos não enfrente a terceira onda.

“Nós estamos com a vacinação bem avançada em comparação a outras cidades. Somente Campos iniciou a descida da idade de vacinação abaixo de 60 anos. Hoje estamos em 53 e a meta é chegar a 50. Campos foi pioneira nesta estratégia. A doença está poupando idades mais avançadas por que estas pessoas estão vacinadas. Temos mais de 140 mil vacinados por aqui”, explicou.

Testagem estratégica
A mudança na testagem, ainda segundo o subsecretário, tem colaborado para uma notificação mais eficaz também. “Descentralizamos esse atendimento inicial para outros postos e estamos chegando ao 6º local de testagem implantado, que é o Patronato São José (na FMIJ). Nosso objetivo é implantar 15 postos de testagem no total pelo município, totalizando 700 testagens por dia”, enfatizou.
Terceira Via/Show Francisco

Nenhum comentário: