terça-feira, 29 de junho de 2021

Prefeitura apoia projeto sustentável de produção de laticínios

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está apoiando um projeto sustentável de produção de laticínios do casal Rayane Braga e Bernardo Mansur, da Fazenda Campo de Sant’ Ana, na localidade de Santo Amaro, zona rural do município. Na segunda-feira (28), os produtores rurais se reuniram, na sede da Agricultura, com o secretário da pasta, Enaldo Barreto, a fim de discutir o assunto.

“O projeto é muito interessante com introdução da homeopatia no gado usado para a extração do leite destinado à produção dos laticínios. Estamos dando suporte para a instalação de energia solar e o reuso da água através de captação da chuva. Vamos orientar para que possam obter a melhor linha de crédito junto às instituições financeiras e auxiliar na documentação necessária, inclusive para a legalização do empreendimento”, informou o secretário de Agricultura.

Segundo Rayane, o projeto tem previsão de gerar de seis a 10 postos de trabalho. “Discutimos a respeito da planta que disponibilizamos para podermos atender os critérios da Vigilância Sanitária. O nosso desejo é a construção de um laticínio sustentável destinado à produção de queijos do tipo meia cura, nozinho e camembert, além de ricotas e iogurtes”.



Participaram ainda da reunião o arquiteto Pedro Barbosa, da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento; Anderson Raimundo, diretor de Departamento da Secretaria Municipal de Agricultura; além da engenheira civil Merielen Coutinho, que vai fazer a estimativa do consumo e da quantidade de placas de energia solar para a implantação do sistema.

Durante visita à propriedade do casal, na última sexta-feira (25), a prefeita Francimara Barbosa Lemos, juntamente com o vice-prefeito Raliston Souza, conheceram os produtos fabricados artesanalmente, pela própria família, na Fazenda Campo de Sant’ Ana, e os dois comprovaram a qualidade dos laticínios.

Cidennf – Nesta terça-feira (29), Rayane apresentou o projeto em reunião remota com os secretários de Agricultura dos oito municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf).

“Existe uma verba do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para implantação de um projeto que tenha como foco a biodiversidade e o Cidennf decidiu optar pelo leite. Iremos desenvolver projetos de laticínio na região para concorrer com os outros, tendo a possibilidade de o Consórcio ganhar uma verba que pode chegar a R$ 750 mil”, ressaltou Enaldo, que também é coordenador da Câmara Técnica Setorial da Agricultura do Cidennf.

AsCom-SFI

Nenhum comentário: