quinta-feira, 3 de junho de 2021

Produtores rurais recebem orientações para fornecimento da merenda escolar



Após participarem de um Café da Manhã no Espaço do Produtor de São Francisco de Itabapoana (SFI), na quarta-feira (2), produtores rurais do município receberam orientações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O agrônomo Deivison Barbosa, diretor do Serviço de Agricultura Familiar da Superintendência Federal de Agricultura, explicou os procedimentos necessários para se habilitar a ser fornecedor de merenda escolar à rede pública de ensino.

“O Deivison Barbosa fez uma explanação para os pequenos produtores sobre o PNAE e as mudanças que vão surgir para o fornecimento da merenda escolar. Tivemos ainda a participação de representantes da Copafi (Cooperativa da Agricultura Familiar de Italva), que é um modelo em cooperativa devido à experiência em fornecer produtos para a merenda às redes municipal, estadual e federal”, revelou o secretário de Agricultura, Enaldo Barreto.

Durante a capacitação, houve a apresentação de um projeto que ganhou um recurso de R$ 700 mil para o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), que é formado por 16 municípios do Leste Fluminense.


“A gerente de Convênios e Captação de Recursos do Conleste, a vereadora Luciara Amil, que também é presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, apresentou um projeto da laranja, no município de Itaboraí, concorrendo com diversos consórcios pelo Brasil todo, sendo considerado o mais interessante pelo Mapa, conquistando o prêmio”, ressaltou Enaldo.



A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou a importância da habilitação dos produtores rurais para fornecerem gêneros alimentícios destinados à merenda escolar. “Além de ajudarmos a movimentar a economia no campo, os nossos alunos ainda recebem uma alimentação balanceada e com mais qualidade nutritiva”, pontuou.

A superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Estado, Stella Romanos, acompanhou a ação, juntamente com secretários, subsecretários, chefes de departamentos e assessores da prefeitura, além do vereador Milsinho Mota, líder do Governo na Câmara Municipal.

(AsCom-SFI/Show Francisco)













Nenhum comentário: