Voltado para deficientes físicos, o programa oferece várias modalidades esportivas e estava suspenso desde 2019
A partir da próxima semana, o programa de atividades esportivas voltado para pessoas com deficiência, o Paraesporte, será relançado em Campos, a partir de uma parceria entre a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e o vereador Raphael Thuin. Nesta terça-feira (29), uma coletiva de imprensa, às 10h, na quadra da Uenf vai apresentar os detalhes do projeto.
Thuin, ex-atleta e considerado embaixador das Olimpíadas Especiais no Brasil falou sobre o acordo com a Uenf. “Obrigado ao Reitor Raul Palácio por abrir a portas para este projeto. Através dele, vamos juntos ajudar o próximo e realizar inclusão de verdade em nossa cidade. Também agradeço aos profissionais envolvidos que vão trabalhar de forma voluntária nesta primeira fase do Paraesporte”, destacou Thuin, fundador do programa.
De acordo com o Raphael Thuin, o paraesporte benéfica cerca de mil atletas, além dos familiares, por meio da inclusão. “Não podíamos deixar um projeto desta magnitude encerrar suas atividades. O esporte transformou a vida destas pessoas e de seus familiares que viviam à margem da sociedade. Com o esporte, eles venceram a barreira do preconceito, superaram seus medos, viajaram, competiram, conquistaram medalhas e, acima de tudo, viveram a inclusão com alegria, aprendizado e muito ensinamento”, comentou Thuin.
O reitor da Uenf, Raul Palácio destacou a oportunidade de contribuir para o retorno do Paraesporte. “A Universidade é um espaço de oportunidade para todos e certamente está a serviço da sociedade. Trazer a população para o convívio com a nossa estrutura e comunidade sempre foi o objetivo da nossa Reitoria desde que assumi, por entender que este espaço a eles pertence. Quando o Embaixador Raphael Thuin me fez a proposta, não pensei duas vezes. Chegou a hora. Vamos levar mais qualidade de vida para as pessoas com deficiência e também para toda a população. Quero ver este campus cada vez mais movimentado e integrado às necessidades da sociedade campista. Esta integração, além de democratizar o espaço, ajuda na formação de cidadãos preocupados com as necessidades do próximo”, explicou o reitor, Raul Palacio.
A coordenação do Projeto Paraesporte ficará sob a responsabilidade do professor de educação física, Fábio Coboski. “Agora, já podemos retornar o trabalho, já que boa parte dos nossos alunos já foram imunizados contra a Covid-19, assim, como nossos professores. Inicialmente, retornaremos oferecendo aulas de natação, dança, futsal down e intelectual e vôlei, seguindo todos os protocolos de saúde, previstos pelo Poder Executivo e o Ministério da Saúde”, comentou Coboski.
Inscrições – As inscrições poderão ser feitas às quartas e sextas-feiras, na quadra de esportes da Uenf, das 9h às 16h. No ato da inscrição é necessário apresentar cópia dos documentos de identidade do aluno e responsável, comprovante de residência, laudo médico e uma foto. A previsão é de que as aulas comecem no dia 15 de julho.
Desafios– Um dos maiores desafios da equipe técnica do Paraesporte é retomar as atividades esportivas para que os atletas participem dos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais que vão acontecer em Berlim, na Alemanha, em 2023. A equipe do Paraesporte de Campos participou em 2019, dos jogos Mundiais em Abu Dhabi, Emirados Árabes, de onde trouxe uma medalha de prata no futebol e uma de bronze no vôlei de praia. Participaram do evento, cerca de 9 mil atletas de 178 países.
História – O Paraesporte começou em Rio das Ostras em 2013, foi implantado em Campos em abril de 2017 e chegou a atender 1.100 alunos, nas mais diversas modalidades esportivas, como natação, futebol, bocha, atletismo, vôlei de areia, basquete, dança, iniciação desportiva, entre outras. O incentivo ao esporte transformou a vida de centenas de pessoas com deficiência no município.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário