Calendário atualizado da Prefeitura do Rio contempla o público dos 12 aos 49 anos Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo/Felipe Grinberg
O anúncio da Prefeitura do Rio, nesta sexta-feira (18), da atualização do calendário municipal de vacinação contra a Covid-19 para os moradores a partir dos 12 anos deu início a uma contagem regressiva que está prevista para acabar no dia 15 de setembro. Com a inclusão de menores de idade no cronograma, a capital fluminense espera que todos os cariocas adolescentes e adultos já tenham recebido ao menos a primeira dose de um imunizante daqui a menos de três meses.O Rio decidiu pisar no acelerador para a imunização contra a Covid-19. Ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou ontem que antecipou em 53 dias, em relação à primeira previsão, a vacinação de toda a população carioca com 18 anos ou mais, que deverá receber a primeira dose até 31 de agosto. A grande novidade foi a inclusão de menores de idade no calendário: a fila vai andar para os adolescentes em setembro.
Neste sábado (19), a cidade finaliza a aplicação da primeira dose em todos com 50 anos ou mais, como já estava previsto. O novo calendário começa segunda-feira com as mulheres de 49 anos e segue até 15 de setembro, última data para o público de 12 anos (confira o cronograma completo no fim desta reportagem). A expectativa é de que, até a virada do ano, todos acima de 12 anos tenham recebido a segunda dose e já ultrapassado as duas semanas necessárias para garantir a sua eficácia.
Com isso, Paes acha possível pensar até em voltar a ter festa de réveillon, o que não aconteceu na última virada de ano devido à pandemia. Mas o prefeito disse que tudo dependerá do aval dos técnicos da Secretaria municipal de Saúde:
— Acho que podemos pensar sim (em ter festa de réveillon). Há tempo suficiente para aplicação da segunda dose. Sempre manifesto meus desejos, e os técnicos da Secretaria de Saúde é que me dão os tons. Mas os sinais são de que estaremos no fim do ano com a vida normal. Não é porque teremos réveillon ou carnaval, mas porque salvaremos vidas.
Como a colunista do EXTRA Berenice Seara antecipou, gestantes e puérperas (quem deu à luz há até 45 dias) sem comorbidades que tenham a partir de 18 anos poderão se vacinar em qualquer dia da próxima semana. Elas terão que assinar um termo de consentimento. Esse grupo recebe apenas doses da Pfizer ou da CoronaVac por determinação do Ministério da Saúde. No caso dos adolescentes de 12 a 17 anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou na última semana a aplicação da Pfizer.
Apesar de o anúncio da prefeitura ter sido feito ao lado de Queiroga, o Ministério da Saúde informou que ainda analisa se vai incluir menores de idade no seu plano de vacinação contra a Covid. A pasta ressaltou, no entanto, que os gestores locais têm autonomia para definir as suas estratégias.
Fonte Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário