segunda-feira, 7 de junho de 2021

Vacinação contra Covid-19: SFI amplia oferta de consultas para avaliação de comorbidades


A Clínica da Família Germano Barros Delgado é uma das unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF)

Para facilitar o acesso dos pacientes ao laudo médico atualizado que comprove comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana (SFI) passou a disponibilizar consultas com este propósito nas unidades de Saúde. A medida visa acelerar a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19).

Seguindo as diretrizes previstas no Plano Nacional de Operacionalização da imunização contra Covid-19, as consultas já estão sendo disponibilizadas nesta semana. O agendamento é realizado na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima da residência do paciente. A estimativa da SMS é que cerca de 400 consultas sejam disponibilizadas semanalmente.

Durante a reunião semanal de avaliação do processo de vacinação contra Covid-19, os enfermeiros coordenadores dos polos do ESF informaram que pacientes relatam dificuldades em comprovar as comorbidades devido à falta de laudo médico atualizado. Eles observaram que este contexto tem atrasado o processo, uma vez que a apresentação do documento médico é condição imposta pelo Ministério da Saúde (MS) para este grupo prioritário.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, o crescimento no número de casos confirmados de pacientes infectados pela Covid-19 impõe a necessidade da adoção de medidas para acelerar o processo de vacinação, sempre de acordo com as diretrizes do Governo Federal.

“Graças ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Municipal de Imunização, em parceria com as equipes de Atenção Primária, a vacinação está acontecendo de forma extremamente satisfatória. Estamos garantindo que a população tenha acesso à primeira e segunda doses, de forma organizada e transparente. Paralelamente, estamos buscando continuamente alternativas para facilitar o acesso. Contudo, devemos manter a sintonia com as diretrizes estabelecidas pelo MS”, destacou.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos afirma que a medida evidencia a sensibilidade da administração municipal com as dificuldades da população. “Tenho recebido diversos relatos de pessoas que fazem tratamento de alguma comorbidade, porém, não dispõem de laudo médico atualizado e não possuem condições financeiras, no momento, para pagar uma consulta médica. A partir de agora, vamos facilitar o acesso rápido da população a essa avaliação e, por consequência, à vacina”, pontuou.
Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário: