terça-feira, 13 de julho de 2021

Em novo formato, Pensa Rio aborda o tema Soft Power House

 Encontro promovido pelo Conselho Estratégico da Casa Firjan ocorre na próxima quarta-feira, 14, às 11h30, e reúne especialistas e pensadores para discutir novos caminhos para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro

O que o Rio precisa para se tornar uma Soft Power House? É para responder esta pergunta e discutir possíveis caminhos que especialistas e pensadores se reúnem nesta quarta-feira, 14, no evento online, Pensa Rio. Promovido pelo Conselho Estratégico da Casa Firjan, o programa transmitido pelo Youtube, agora, acontecerá em novo formato. Os encontros passam a ser gravados e, após a exibição, os palestrantes entrarão ao vivo para um bate-papo direto com os espectadores.

Participam do encontro o vice presidente da Firjan e Presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual, Leo Edde; Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão; Professora do IAG/PUC-Rio e pesquisadora de Placebranding, Alessandra Baiocchi, e o empresário do ramo e ex-vice presidente da Sony Music, Luiz Calainho. A mediação é de Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan.

“Soft Power House é o poder de influência exercido por um lugar através da sua cultura. A culinária da Itália, o flamenco na Espanha, as referências audiovisuais dos EUA são exemplos de como essas expressões culturais podem ser usadas para atrair visitantes e investimentos”, explica Alessandra.

Para a pesquisadora, o Rio de Janeiro tem um potencial muito expressivo em termos de experiências locais, mas é preciso saber explorá-lo. “Nós temos uma riqueza tão grande, mas essa informação se perde.” E complementa: “Somos berço do choro, do samba, da bossa nova, do funk. Como podemos usar esse poder que a gente já tem para fortalecer o turismo? Por que não criar roteiros culturais de música e de botecos para fazer o visitante viver essa experiência in loco?”, sugere.

Vocação para a criatividade e inovação
Luiz Calainho, ex-vice presidente da Sony Music Entertainment, e controlador da L21, holding do Brasil que promove o crescimento do cenário cultural e artístico brasileiro, complementa que a economia criativa é um negócio absolutamente fundamental para o Rio de Janeiro.

“O poder público precisa estar perto de nós, empresários do setor, e propor incentivos para que nos estimulemos a fazer com que a coisa aconteça na cidade. É preciso acordar, pensar numa super secretaria de Cultura e criar um grande Summit de Economia Criativa, com gente do mundo todo para colocar o Rio no centro das atenções de novo”, salienta.

Outro destaque do Pensa Rio será a fala de Sá Leitão, que vai compartilhar suas visões e experiências à frente da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. “Estudo sobre a indústria de musicais em SP mostra que a cada R$ 1,00 investido, o impacto final resulta em R$ 16,00 para a economia da cidade.”

Na visão do secretário, que já geriu a pasta de Cultura no município do Rio e também presidiu a RioFilme, é preciso estabelecer um projeto de cidade baseado nos vetores da quarta revolução industrial: inteligência, sensibilidade e inovação. “O Rio nunca será uma cidade industrial clássica, mas um território baseado em conhecimento e criatividade. É a nossa vocação”, finaliza.

No dia de transmissão do Pensa Rio sobre Soft Power House, interessados poderão enviar perguntas ao vivo através do chat. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3yuaEnn

Sobre o Pensa Rio
Lançado em fevereiro deste ano, o Pensa Rio promove uma série de encontros para discutir potencialidades e desafios do Estado. A cada 15 dias, são tratados temas organizados de acordo com os quatro eixos de trabalho do Conselho Estratégico da Casa Firjan: Estado Eficiente, Nova Economia, Redução das Desigualdades e Mudança de Mentalidade.

“O Pensa Rio também tem o objetivo de consolidar a Casa Firjan como um think thank do estado, ou seja, um espaço que gera debates e ideias para melhorar o ambiente de negócios e a qualidade de vida de cidades e regiões”, complementa, José Luiz Alquéres, presidente do Conselho Estratégico da Casa Firjan.

SERVIÇO:
O que? Pensa Rio – O que o Rio precisa para se tornar uma Soft Power House?

Quando? Quarta-feira, 14/07, às 11h30

Onde? Transmissão gratuita pelo Youtube

Inscrições: https://bit.ly/3yuaEnn

Felipe Sáles
Assessor de Imprensa
Gerência de Imprensa e Conteúdo (GIM)
Firjan Norte e Noroeste Fluminense
(22) 99870-0358
www.firjan.com.br

Nenhum comentário: